Percepções de bibliotecários sobre indexação e políticas de indexação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n1ID29835Palavras-chave:
Bibliotecários, Indexação, Política de indexaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar percepções que bibliotecários entrevistados manifestaram acerca do processo de indexação na biblioteca em que atuam e da importância de formalizar uma política de indexação em bibliotecas. Assim, apresenta considerações de autores da Biblioteconomia e da Ciência da Informação sobre o processo de indexação e as funções e finalidades da política de indexação em bibliotecas, e, na sequência, um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualiquantitativa de dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com 23 bibliotecários atuantes em bibliotecas escolares, públicas e universitárias no Brasil, em outubro de 2020, o qual evidenciou que, acerca do processo de indexação, os bibliotecários entrevistados consideram as necessidades de revocação e precisão dos usuários das bibliotecas em que atuam, e, também, a composição do acervo da biblioteca no que tange às suas áreas do conhecimento e à variedade de seus tipos documentais, mas mais da metade deles não têm suas decisões balizadas em uma política de indexação, o que inviabiliza a consistência nos níveis de exaustividade e especificidade e na linguagem utilizados no catálogo. Porém, ainda que a construção de uma política de indexação não prevaleça nas suas rotinas, visto que apenas 39,1% afirmaram ter uma política de indexação formalizada, um de uma biblioteca escolar, um de uma biblioteca pública e sete de bibliotecas universitárias, a exposição de suas percepções fornece detalhes de como ocorre o processo de indexação nesses tipos de bibliotecas, o que pode ser útil a profissionais que desejem construir diretrizes de indexação em bibliotecas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.