Um modelo de redes colaborativas representado na iniciativa de rede brasileira de repositórios institucionais de dados de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33659Palavras-chave:
dados de pesquisa, rede de repositórios, redes colaborativas, repositórios, Ciência AbertaResumo
Este trabalho apresenta o contexto da iniciativa da rede brasileira de repositórios institucionais de dados de pesquisa, fomentada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A execução acadêmica é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de seu Grupo de Trabalho Rede de Dados de Pesquisa (GT-RDP). A organização da iniciativa utiliza conceitos de redes colaborativas, seguindo abordagens bottom-up e top-down, com seus membros representados por universidades e institutos de ciência e tecnologia (ICTs). Relatam-se as atividades executadas pelas ICTs conforme os preceitos teóricos de redes colaborativas. A criação de uma rede de colaboração requer um planejamento cuidadoso. Entende-se que a rede brasileira de repositórios institucionais de dados de pesquisa vem trabalhando na implementação das melhores práticas para garantir seu sucesso com forte alinhamento da coordenação executiva da RNP, IBICT e CNPq e coordenação acadêmica do GT-RDP/UFRGS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.