Um modelo de redes colaborativas representado na iniciativa de rede brasileira de repositórios institucionais de dados de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33659

Palavras-chave:

dados de pesquisa, rede de repositórios, redes colaborativas, repositórios, Ciência Aberta

Resumo

Este trabalho apresenta o contexto da iniciativa da rede brasileira de repositórios institucionais de dados de pesquisa, fomentada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A execução acadêmica é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de seu Grupo de Trabalho Rede de Dados de Pesquisa (GT-RDP). A organização da iniciativa utiliza conceitos de redes colaborativas, seguindo abordagens bottom-up e top-down, com seus membros representados por universidades e institutos de ciência e tecnologia (ICTs). Relatam-se as atividades executadas pelas ICTs conforme os preceitos teóricos de redes colaborativas. A criação de uma rede de colaboração requer um planejamento cuidadoso. Entende-se que a rede brasileira de repositórios institucionais de dados de pesquisa vem trabalhando na implementação das melhores práticas para garantir seu sucesso com forte alinhamento da coordenação executiva da RNP, IBICT e CNPq e coordenação acadêmica do GT-RDP/UFRGS. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

LOPES, A. J.; HOWARD FELICISSIMO, C.; GROPOSO PAVÃO, C.; AMARAL DA CUNHA, D.; NEUMANN CIUFFO, L.; CUNHA VIDAL, L. H.; FRANCINI BARNI, L.; MARKS LOW, M.; PORT DA ROCHA, R.; FAUSTINO GABRIEL JUNIOR, R.; ANDREA DE SOUZA VANZ, S.; ELISA CAREGNATO, S.; TADEU SALVADOR, T.; SILVA WESSFLL, W.; SEGUNDO, W. Um modelo de redes colaborativas representado na iniciativa de rede brasileira de repositórios institucionais de dados de pesquisa. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33659. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33659. Acesso em: 28 abr. 2024.