Periódicos de acesso aberto e taxas de processamento de artigos

análise das produções científicas dos Institutos Federais do Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33703

Palavras-chave:

taxa de processamento de artigo, acesso aberto, Instituto Federal, periódico de acesso aberto

Resumo

Discute a publicação científica em periódicos de acesso aberto, focando as taxas de processamento de artigos. Objetiva analisar o panorama das cobranças dessas taxas nas produções científicas dos IF do Nordeste do Brasil, que foram publicadas em periódicos de acesso aberto. Para isso, fez-se o levantamento dos artigos indexados na Web of Science, para compor o recorte da pesquisa, aplicou-se a Lei de Bradford, que resultou em um total de 72 títulos de periódicos analisados. Os resultados mostram a concentração de artigos publicados em periódicos de acesso aberto que cobram taxas de processamento, sendo editados em sua maioria por editores comerciais e o predomínio desses no ranqueamento das mais altas taxas cobradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Laís Campos do Nascimento, IFRN e UFPE

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFRE. Graduada em Biblioteconomia pela UFRN. Bibliotecária no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Lajes.

Carla Felipe, UFRJ

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFRJ e PPGCI/UFPE, respectivamente. Graduada em Biblioteconomia pela UFRN. 

Fábio Mascarenhas, UFPE

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor e mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/USP e PUC Campinas, respectivamente. Graduado em Biblioteconomia pela UFPE. 

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

NASCIMENTO, B. L. C. do; FELIPE, C. B. M. .; SILVA, F. M. e . Periódicos de acesso aberto e taxas de processamento de artigos: análise das produções científicas dos Institutos Federais do Nordeste do Brasil. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 89–93, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33703. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33703. Acesso em: 30 abr. 2024.