Análise da associação dos planos de gestão de dados acionáveis por máquina no ecossistema da pesquisa brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33717

Palavras-chave:

BrCris, gestão de dados de pesquisa, planos de gestão de dados acionáveis por máquina, ecossistema de pesquisa

Resumo

Discute a importância dos dados de pesquisa e destaca a necessidade de um plano de gestão de dados (PGD) adequado para garantir disponibilidade, acesso, processamento e reuso dos dados. Expõe que o problema dos planos de gestão de dados não estão integrados com outros atores no ecossistema de pesquisa, o que dificulta o acompanhamento do ciclo de vida dos dados. Propõe analisar a viabilidade da utilização de metodologias e ferramentas interoperáveis com as diversas bases de dados para tornar os planos de gestão de dados acionáveis por máquina e integrados com o ciclo de vida dos dados no ecossistema de pesquisa brasileiro BrCris. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a otimização dos recursos financeiros, humanos e físicos, tornando os dados mais acessíveis e úteis para outros pesquisadores, instituições, agências de fomento e sociedade em geral. Apresenta ferramentas para elaboração de PGDs e o padrão comum acionável por máquina da Research Data Alliance, que contempla todas as etapas do ciclo de vida dos dados e os atores envolvidos em um ecossistema de pesquisa. Conclui que o uso desses modelos pode contribuir para a automatização da gestão de dados e para o fluxo de informações em projetos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena Cunha Vidal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Caterina Marta Groposo Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e sanduíche na Universidad Complutense de Madrid. Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

VIDAL, L. H. C.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; PAVÃO, C. M. G. Análise da associação dos planos de gestão de dados acionáveis por máquina no ecossistema da pesquisa brasileira. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 49 –, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33717. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33717. Acesso em: 30 abr. 2024.