Análise da associação dos planos de gestão de dados acionáveis por máquina no ecossistema da pesquisa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33717Palavras-chave:
BrCris, gestão de dados de pesquisa, planos de gestão de dados acionáveis por máquina, ecossistema de pesquisaResumo
Discute a importância dos dados de pesquisa e destaca a necessidade de um plano de gestão de dados (PGD) adequado para garantir disponibilidade, acesso, processamento e reuso dos dados. Expõe que o problema dos planos de gestão de dados não estão integrados com outros atores no ecossistema de pesquisa, o que dificulta o acompanhamento do ciclo de vida dos dados. Propõe analisar a viabilidade da utilização de metodologias e ferramentas interoperáveis com as diversas bases de dados para tornar os planos de gestão de dados acionáveis por máquina e integrados com o ciclo de vida dos dados no ecossistema de pesquisa brasileiro BrCris. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a otimização dos recursos financeiros, humanos e físicos, tornando os dados mais acessíveis e úteis para outros pesquisadores, instituições, agências de fomento e sociedade em geral. Apresenta ferramentas para elaboração de PGDs e o padrão comum acionável por máquina da Research Data Alliance, que contempla todas as etapas do ciclo de vida dos dados e os atores envolvidos em um ecossistema de pesquisa. Conclui que o uso desses modelos pode contribuir para a automatização da gestão de dados e para o fluxo de informações em projetos de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.