Políticas de abertura de dados de periódicos científicos

proposta a partir da certificação Core Trust Seal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33790

Palavras-chave:

periódicos científicos, repositórios de dados científicos, certificação Core Trust Seal

Resumo

Este estudo traz as reflexões iniciais da pesquisa de mestrado de Drumond (2023) sobre a abertura de dados por periódicos científicos. O recorte aqui apresentado foi o de analisar os requisitos de repositórios confiáveis da certificação Core Trust Seal e propor ações a partir deles. Metodologicamente traz levantamento documental, com análises qualitativas. Como resultados apresentam-se as possíveis ações elencadas a partir dos requisitos da referida certificação e que poderão embasar a definição das políticas editoriais sobre o tema. Conclui-se que a aplicação das ações requererá apoio institucional e formação por parte das equipes editoriais, em contrapartida se alinharão ao emergente movimento pela Ciência Aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Barbara Borges Drumond, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestra em Comunicação, linha de mídia e informação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil, Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás, Brasil.

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Harvard e na Universidade de Barcelona. Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília, Brasil; Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás, Brasil; Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

BORGES DRUMOND, L. B.; VILELA RODRIGUES REZENDE, L. Políticas de abertura de dados de periódicos científicos: proposta a partir da certificação Core Trust Seal. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 64–69, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33790. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33790. Acesso em: 30 abr. 2024.