Práticas de ciência aberta dos periódicos científicos do domínio do Direito indexados na coleção SciELO Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33812Palavras-chave:
ciência aberta, periódico científico, editoração científica, direitoResumo
Reconhece a ciência aberta como um movimento que incentiva a transparência do processo científico como um todo, desde o seu planejamento até a sua disseminação. Investiga as práticas de ciência aberta dos periódicos científicos do domínio do Direito, indexados na coleção SciELO Brasil. Considera para fins deste estudo a revisão por pares aberta, a publicação de manuscritos que foram disponibilizados como preprints, as licenças Creative Commons, e a gestão de dados de pesquisa. Identifica seis periódicos científicos do domínio do Direito, indexados na coleção SciELO Brasil. Todos os periódicos analisados atribuem licenças Creative Commons às suas publicações – uma demanda dos critérios da SciELO. Reconhece na política editorial da "Revista Brasileira de Direito Processual Penal" e da "Revista de Direito da Cidade" três práticas de ciência aberta: preprints, licenças Creative Commons, e gestão de dados de pesquisa. É baixo o número de revistas e práticas de ciência aberta por elas desenvolvidas quando considerado o contexto de incentivo da SciELO à aplicação destas práticas. O número reduzido de periódicos científicos da área do Direito, indexados na SciELO, demonstra uma oportunidade à criação de uma base de dados referencial de periódicos científicos para o domínio do Direito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BiblioCanto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.