Por uma prática aberta na biblioteca escolar
experiência no uso de obras de arte sob open access do Metropolitan Museum of Art em escola da educação básica.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33819Palavras-chave:
Ciência Aberta, biblioteca escolar, Metropolitan Museum of Art, ItacoatiaraResumo
A potencialidade do movimento de filosofia e cultura aberta, chamado de ciência aberta em algum grau, tem forte potencialidade de aplicação na educação básica. Com o avanço das TICs e a aderência no ambiente escolar também abre precedentes para novas formas de produzir saber. O trabalho comunica o relato do projeto “Fábrica de artes tecnológicas”, aplicado aos discentes do 8º e 9º do ensino fundamental, desenvolvido na biblioteca escolar de uma entidade privada da rede de ensino básica instalada no Município de Itacoatiara – Amazonas. Para isso esclarecemos como nasce o projeto e o seu desenvolvimento no ambiente escolar, criando o contexto, se busca na literatura científica embasar a proposta do trabalho e trazermos registros iconográficos de obras remixadas por discentes. Os resultados observados na literatura e desempenho do projeto, o uso de recursos open access no processo de ensino e aprendizagem podem possibilitar novas formas de interagir com artefatos culturais, novas formas de aprender, potencializar a biblioteca como espaço de produção de saberes e ampliar até hall de recursos pedagógicos dos professores.
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