Por uma prática aberta na biblioteca escolar

experiência no uso de obras de arte sob open access do Metropolitan Museum of Art em escola da educação básica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33819

Palavras-chave:

Ciência Aberta, biblioteca escolar, Metropolitan Museum of Art, Itacoatiara

Resumo

A potencialidade do movimento de filosofia e cultura aberta, chamado de ciência aberta em algum grau, tem forte potencialidade de aplicação na educação básica. Com o avanço das TICs e a aderência no ambiente escolar também abre precedentes para novas formas de produzir saber. O trabalho comunica o relato do projeto “Fábrica de artes tecnológicas”, aplicado aos discentes do 8º e 9º do ensino fundamental, desenvolvido na biblioteca escolar de uma entidade privada da rede de ensino básica instalada no Município de Itacoatiara – Amazonas. Para isso esclarecemos como nasce o projeto e o seu desenvolvimento no ambiente escolar, criando o contexto, se busca na literatura científica embasar a proposta do trabalho e trazermos registros iconográficos de obras remixadas por discentes. Os resultados observados na literatura e desempenho do projeto, o uso de recursos open access no processo de ensino e aprendizagem podem possibilitar novas formas de interagir com artefatos culturais, novas formas de aprender, potencializar a biblioteca como espaço de produção de saberes e ampliar até hall de recursos pedagógicos dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Correia de Almeida, UFAM/FACED

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2017), Especialistano Ensino de Ciências nos Anos finais do Ensino Fundamental (2022) pelo Instituto Federal doAmazonas, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Discente dodoutorado em educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas,vinculado a linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia.

Fabiane Garcia Maia, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação,Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora emEducação pela Universidade de Minho -Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia -UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I daUniversidade Federal do Amazonas, Vice diretora da FACED/UFAM, presidente da CGRRDE eVice-presidente Norte da Anped.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

ALMEIDA, L. F. C. de; MAIA, F. G. . Por uma prática aberta na biblioteca escolar: experiência no uso de obras de arte sob open access do Metropolitan Museum of Art em escola da educação básica. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 182 –, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33819. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33819. Acesso em: 30 abr. 2024.