O conhecimento do “fazer político” na Câmara dos Deputados do Brasil e a Agenda 2030

dados legislativos abertos para quem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33820

Palavras-chave:

Portal da Câmara dos Deputados, dados legislativos abertos, agenda 2023, governo aberto

Resumo

O Portal da Câmara dos Deputados disponibiliza na interface “Dados Abertos” os dados legislativos abertos que representam o “fazer político” dos parlamentares, e seus meandros administrativos. Dessa forma, o objetivo desta proposta é mapear os tipos de dados legislativos abertos, os formatos disponibilizados e para quem esses dados podem ser úteis. A motivação da pesquisa é conhecer a qualidade do acesso aos dados abertos parlamentares. O mapeamento dos dados legislativos é feito a partir da compreensão das nuances de governo aberto e suas expressões de conhecimento aberto, com a adoção do método exploratório qualitativo. Nos resultados, foram encontrados 30 tipos de dados para acesso e uso. Os formatos apresentados são diversos: XML; JSON; CSV; XLSX e ODS, fato que permite o alcance de ampla audiência. Conclui-se que os dados legislativos abertos representam avanços na transparência ativa do país, que estão em consonância com os oito princípios da OpenGovData e atendem, na medida do possível, as orientações da Agenda 2030, contudo, identificou-se a necessidade da construção de uma taxonomia mais aprimorada, objetivando permitir ampliar a participação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Maria Martellote Viola, PPGCI-IBICT/UFRJ

Doutora (2023) e Mestra (2018) em Ciência da Informação (PPGCI-IBICT/UFRJ), graduada em Comunicação Social/Propaganda e Publicidade (FACHA/1985) e em Direito (Universidade Santa Úrsula/1997). Pós-graduada em Gênero e Direito (EMERJ/2018-2019), em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/FACHA/2011) e Direito do Consumidor Responsabilidade Civil com complementação pedagógica (AVM/Candido Mendes/2015). 

Luana Sales, IBICT-Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade Pq2. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional entre 2019 e 2021 e atuou como editora científica da Revista Acervo no mesmo período. Atualmente é Analista em C & T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e Coordenadora-Geral da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e Recuperação de Informações, com interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento, e-Science, Curadoria digital; Dados de pesquisa, Bibliotecas cientificas, Biblioteca digital, Metadados, Repositórios, Sistemas CRIS, Objetos digitais, e Sistemas de Organização do Conhecimento, como vocabulários controlados, tesauros, taxonomias e ontologias .

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

MARTELLOTE VIOLA, C. M. .; SALES, L. F. O conhecimento do “fazer político” na Câmara dos Deputados do Brasil e a Agenda 2030: dados legislativos abertos para quem?. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 30 –, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33820. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33820. Acesso em: 30 abr. 2024.