As competências para a Ciência Aberta de jovens investigadores em Ciência da Informação de Brasil e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33824Palavras-chave:
Ciência Aberta, formação doutoral, desenvolvimento de competênciasResumo
A Ciência Aberta é uma expressão guarda-chuva que significa uma nova forma de fazer ciência que assenta em princípios como transparência, reprodutibilidade, colaboração e partilha. Tais princípios requerem uma mudança cultural que afeta um conjunto amplo de partes interessadas, mas, de um modo mais direto, os investigadores. Esta mudança requer o desenvolvimento de competências que pode ser particularmente frutífera no caso dos jovens investigadores em cursos de doutoramento. Este trabalho é um recorte realizado dentro dos dados levantados por uma investigação de doutoramento cujo objetivo é identificar como a formação para o desenvolvimento de competências relacionadas com a Ciência Aberta está a ser realizada em programas doutorais em Ciência da Informação no Brasil e em Portugal. Os dados aqui apresentados, coletados junto aos estudantes dos programas doutorais selecionados, revelam o impacto da formação para Ciência Aberta na familiaridade que esses doutorandos têm sobre Ciência Aberta. Apurou-se que mais de 85% dos respondentes participaram de algum tipo de formação específica sobre temáticas que compõem o guarda-chuva da Ciência Aberta, em âmbito curricular ou extracurricular, e verificou-se que os níveis de familiaridade com os termos e expressões é significativamente maior entre aqueles que tiveram algum tipo de formação para Ciência Aberta.
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