As competências para a Ciência Aberta de jovens investigadores em Ciência da Informação de Brasil e Portugal

Autores

  • Elis Gabriela Copa dos Santos Universidade de Coimbra https://orcid.org/0000-0002-3493-7294
  • Maria Manuel Borges Univ Coimbra, CEIS20, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7755-6168
  • Viviane Santos de Oliveira Veiga Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33824

Palavras-chave:

Ciência Aberta, formação doutoral, desenvolvimento de competências

Resumo

A Ciência Aberta é uma expressão guarda-chuva que significa uma nova forma de fazer ciência que assenta em princípios como transparência, reprodutibilidade, colaboração e partilha. Tais princípios requerem uma mudança cultural que afeta um conjunto amplo de partes interessadas, mas, de um modo mais direto, os investigadores. Esta mudança requer o desenvolvimento de competências que pode ser particularmente frutífera no caso dos jovens investigadores em cursos de doutoramento. Este trabalho é um recorte realizado dentro dos dados levantados por uma investigação de doutoramento cujo objetivo é identificar como a formação para o desenvolvimento de competências relacionadas com a Ciência Aberta está a ser realizada em programas doutorais em Ciência da Informação no Brasil e em Portugal. Os dados aqui apresentados, coletados junto aos estudantes dos programas doutorais selecionados, revelam o impacto da formação para Ciência Aberta na familiaridade que esses doutorandos têm sobre Ciência Aberta. Apurou-se que mais de 85% dos respondentes participaram de algum tipo de formação específica sobre temáticas que compõem o guarda-chuva da Ciência Aberta, em âmbito curricular ou extracurricular, e verificou-se que os níveis de familiaridade com os termos e expressões é significativamente maior entre aqueles que tiveram algum tipo de formação para Ciência Aberta.

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Biografia do Autor

Elis Gabriela Copa dos Santos, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI/ECA/USP). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Maria Manuel Borges, Univ Coimbra, CEIS20, Portugal

Maria Manuel Borges is an Associate Professor with Habilitation [Agregação] in Information Science at the University of Coimbra. She is the coordinator of PhD in Information Science at the University of Coimbra. Has extensive experience in supervising PhD and Master theses. She is a member of the International Society for Scientometrics and Informetrics, Association of Digital Humanities (AHDig), and BAD, the Portuguese Association of Librarians and Archivists. Additionally, she is a member of the editorial board of national and international journals and an Associate Editor of the Directory of Open Access Journals (DOAJ). She is a member of the Interministerial Working Group, subgroup Research Assessment, for the National Open Science initiative. She is also an A3S expert for accreditation of courses in Information Science in Portugal. Besides, she was a member of the Research Data Alliance and the board supported by the University of Coimbra of the node RDA.pt. She collaborated in the Open Data National Strategy with the initiative of INCoDE.2030. She is a member of the Advisory Board of TRIPLE, a project funded by H2020-EU.1.4.1.3. Furthermore, she is a researcher of the Digital Humanities Group at the Centre for Interdisciplinary Studies (CEIS20). Her current research interests are in scholarly communication, focusing on open access and open science, research evaluation, research data management, and digital preservation/curation.

Viviane Santos de Oliveira Veiga, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil.

Doutora em Ciências - área de concentração: Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde/Fiocruz, com período sanduíche em Universidade de Coimbra (2017). Mestre em Ciências - área de concentração: Gestão da Informação e Comunicação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz (2005). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999).

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

SANTOS, E. G. C. dos .; BORGES, M. M.; VEIGA, V. S. de O. . As competências para a Ciência Aberta de jovens investigadores em Ciência da Informação de Brasil e Portugal. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 86 –, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33824. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33824. Acesso em: 1 maio. 2024.