Padrões de metadados de proveniência considerados relevantes pelos pesquisadores no reuso dos dados em COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33832

Palavras-chave:

metadados de proveniência, COVID-19, dados de pesquisa

Resumo

O artigo investiga a percepção de pesquisadores sobre metadados de proveniência necessários para o reúso de dados de pesquisa em COVID-19. A metodologia envolveu uma revisão de fontes bibliográficas e documentais, nacionais e internacionais e a aplicação de um instrumento de coleta de dados. Os resultados revelaram que a maioria dos repositórios que armazenam dados de pesquisa em COVID-19 opta por não adotar os padrões de metadados amplamente reconhecidos pela comunidade científica. Os participantes destacaram a importância de informações claras nos metadados, como tema ou palavras-chave, informações sobre licenças de uso, detalhes sobre os coletores de dados e estratégias de preservação em longo prazo. Os metadados de proveniência atualmente em uso não oferecem robustez necessária para garantir o reúso eficaz dos dados de pesquisa em COVID-19, cruciais para evitar ou responder a outra emergência sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Santos de Oliveira Veiga, Fiocruz

Doutora em Ciências - área de concentração: Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde/Fiocruz , com período sanduíche em Universidade de Coimbra (2017). Mestre em Ciências - área de concentração: Gestão da Informação e Comunicação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz (2005). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999). Pesquisadora no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, Editora Associada da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (RECIIS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT/Fiocruz). Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher, desde 2016. Atua como professora e coordenadora de módulo no Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/ICICT/Fiocruz) desde 2014. Coordena disciplina eletiva no curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (ENSP/Fiocruz). Coordena a Rede de Bibliotecas Fiocruz, a Rede GO FAIR Brasil Saúde e a Rede VODAN BR e o pilar GO TRAIN Brasil. Coordena e participa de grupos de pesquisa em Informação Científica e Tecnológica. Ministra aulas e palestras sobre Fundamentos Teóricos da Informação Científica; Comunicação Científica; Avaliação da Ciência; Ciência Aberta; Acesso Aberto; Dados de Pesquisa; Plano de Gestão de Dados; Princípios FAIR; Repositórios digitais; Data Paper, sistemas de informação; e compartilhamento de dados de pesquisa. E-mail: viviane.veiga@icict.fiocruz.br

Carlos Henrique Marcondes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Carlos III de Madrid, 2011. Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense e pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Investigador Colaborador da Universidade Complutense de Madrid. Foi professor visitante da ECI/UFMG de 2019 a 2021. Atualmente é professor credenciado no PPGCI/UFF e no PPG-GOC/ECI/UFMG. Trabalhou em consultorias para o IBICT (Projeto BDTD, 2001), BIREME/OPAS (SCIELO OAI, 2002), CNPq (Programa Prossiga, 2001), IPHAN (Cadastro Nacional de Museus, 2008). É instrutor certificado do Comitê para Documentação Museológica do ICOM. Foi consultor da Rede Web de Museus do Estado do Rio de Janeiro, http://www.museusdoestado.rj.gov.br/rede-web-de-museus/. Foi membro do CTC do IBICT, 2003-2005, É membro do grupo Wikipedia Wiki Educação Brasil, http://www.wikibrasil.org/ e membro do grupo GO FAIR BRASIL SAÚDE, https://portal.fiocruz.br/go-fair-brasil-saude e colaborador do Projeto VODAN-Br, grupo de trabalho sobre proveniência de metadados de pesquisa, https://portal.fiocruz.br/en/vodan-brazil. É autor do livro Datos abiertos enlazados de archivos, bibliotecas y museos en la Web. Barcelona: Editorial UOC, 2018. (EPI scholar). ISBN 978-84-9180-307-2, ver: https://www.e-buc.com/fitxa.php?isbn=978-84-9180-307-2. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e representação do Conhecimento em ambientes digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos teóricos da CI e OC, publicações semânticas, ontologias, tecnologias semânticas e de dados abertos interligados, bibliotecas e museus digitais e interoperabilidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0929-8475.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

ARAUJO, A.; SANTOS DE OLIVEIRA VEIGA, V. .; HENRIQUE MARCONDES, C. Padrões de metadados de proveniência considerados relevantes pelos pesquisadores no reuso dos dados em COVID-19. BiblioCanto, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 145–153, 2023. DOI: 10.21680/2447-7842.2023v9n2ID33832. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/33832. Acesso em: 30 abr. 2024.