Biblioteca universitária: leitura inclusiva através do audiocordel
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-7842.2015v1n1ID8406Palavras-chave:
Literatura de cordel, Biblioteca Central Zila Mamede, Audiocordel.Resumo
A promoção à leitura, meio pelo qual se pode absorver o conhecimento registrado, é algo que deve ser analisado com atenção por instituições educacionais e culturais, pois é a partir dela que o indivíduo pode-se desenvolver. Na biblioteca, proporcionar oportunidades de acesso às informações é tarefa de um bibliotecário, que, ciente da importância da leitura, e da necessidade de iniciativas que estimulem esta prática, está sempre buscando mecanismo para intensificar o uso do acervo existente. Em ocasião da XXI Semana de Ciência,Tecnologia e Cultura – CIENTEC, com o tema central “Luz: despertando olhares, acendendo ideias”, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) lança o projeto “Ler ilumina sua mente” com o intuito de incentivar o uso das informações que estão distribuídas em seu acervo. Uma das iniciativas foi a disponibilização do acervo de literatura de cordel, por considerá-lo um suporte que divulga a arte, a ciência e as tradições populares; ajuda na disseminação de informações e estimula o prazer pela leitura, além de levar informações relevantes a usuários diversificados. O objetivo é divulgar e estimular o uso do cordel, através do audiocordel, entre os usuários portadores de alguma deficiência visual. Para tanto, foi utilizado o DSpeech, um software que permite a leitura em voz alta de qualquer texto, assim, maximizando a leitura do cordel, transformando-o, ainda mais, em um instrumento valioso de inclusão. Espera-se que o uso do DSpeech possa despertar o interesse dos usuários com deficiência visual, ou mesmo os videntes, a essa fonte de informação. Desta forma, o acesso ao conhecimento e, especificamente, à leitura, torna-se verdadeiramente universal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados neste periódico podem ser disponibilizados em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto.
Os conteúdos da Revista BiblioCanto estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.