A biblioteca escolar sob o olhar da comunidade

Autores

  • Ismael Soares Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2016v2n1ID9530

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Dependências pedagógicas. Bibliotecários. Estudo de usuários.

Resumo

A biblioteca escolar é vista como um ambiente fundamental na formação educacional básica dos estudantes. Sem profissionais qualificados para gerenciar esse espaço não é possível cumprir satisfatoriamente o seu papel de apoio sociocultural, recreativo, educativo e didático-pedagógico. Pretende-se com esta pesquisa mostrar a visão dos alunos do Ensino Fundamental II e o posicionamento dos professores e da gestora a respeito da necessidade de implantação de uma biblioteca na Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Dias, situada na cidade de João Pessoa, bem como sua gestão por um bibliotecário. Para o desenvolvimento desse trabalho, realizou-se primeiramente um levantamento bibliográfico sobre o tema estudado e em seguida partiu-se para a pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários a 35 (trinta e cinco) alunos do 6º ao 9º ano, a cinco professores e a uma gestora. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de nível descritivo. Conclui-se que sob a ótica da comunidade estudada, na referida escola é necessária a implantação de uma biblioteca bem estruturada e gerenciada por profissionais qualificados para esse fim, pois só dessa forma o processo de ensino-aprendizagem irá ocorrer de forma satisfatória e com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2016

Como Citar

PEREIRA, I. S. A biblioteca escolar sob o olhar da comunidade. BiblioCanto, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 35–56, 2016. DOI: 10.21680/2447-7842.2016v2n1ID9530. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/9530. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos