Novo número da Cadernos de Estágio - v4n3 (2022): Diálogos freireanos, formação docente e os desafios do ensino remoto

07-10-2022

Está disponível o novo número especial da Revista Cadernos de Estágio: Diálogos freireanos, formação docente e os desafios do ensino remoto – v4n3 (2022). Esta edição registra a memória das ações do Grupo de Trabalho de Estágio (GT de Estágio), do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação (DPEC/CE) em especial do III Ciclo de Diálogos Universidade e Escola. Este evento tem como objetivo fortalecer o diálogo entre universidade e escola, no âmbito da formação docente inicial e continuada, como parte do esforço de construção colaborativa entre sujeitos e instituições para se pensar a educação. No ano de 2021, em que se comemorou o centenário de Paulo Freire, o educador foi o grande homenageado, e inspirou o tema do evento: Diálogos freireanos, formação docente e os desafios do ensino remoto.

Atendendo às necessidades do nosso tempo, cientes do quanto ainda há para avançar no intuito de estabelecer pontes e dar as mãos para superar um período tão incerto e turvo no contexto brasileiro, as ideias e obras do patrono da educação estiveram presentes não só como inspiração, mas perpassaram todas as ações desenvolvidas durante o evento. Assim, as produções apresentadas nesta edição registram, em formato de texto, essas ações. A publicação está organizada da seguinte forma: Editorial, escrito pelos/as organizadores/as, que apresenta e contextualiza o III Ciclo de Diálogos Universidade e os textos que compõem o número; Relatos de experiência, que são os registros de falas (“Janelas de Diálogo") ocorridas durante o evento, de projetos e parcerias desenvolvidas com o GT de Estágio; por fim, uma Carta Aberta, que se propõe a discutir o futuro dos cursos de formação de professores/as no Brasil.

A organização deste número ficou sob responsabilidade dos/as professores/as que compõem atualmente a coordenação colegiada do GT De Estágio (DPEC/UFRN): Aliny Dayany Pereira de Medeiros, Daniela Amaral Silva Freitas e Wilson Elmer Nascimento.


Link para saborear essa edição: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/issue/view/1248


Desejamos a todos, todos/as uma ótima leitura!