A observação como ferramenta de aprendizagem
reflexões sobre o estágio supervisionado I do curso de Letras Língua Portuguesa EaD/UERN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40783Palabras clave:
estágio supervisionado, formação docente, prática pedagógica, ensino de língua portuguesaResumen
O estágio supervisionado é uma etapa essencial na formação de professores. Este artigo relata a experiência do estágio supervisionado I no curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A observação da prática docente permitiu analisar a dinâmica escolar, a metodologia de ensino e a relação dos alunos com o professor no contexto escolar, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas mais diversificadas e interativas. Para fundamentar a investigação, utilizamos autores que abordam a temática em questão, entre os quais destacam-se: Tardif (2002), Freire (1996) e Pimenta (2011). Cabe ressaltar que foi realizado um recorte específico, mas os dados coletados foram analisados com rigor e reflexão. O artigo discute ainda os desafios enfrentados no ambiente escolar e as contribuições do estágio para a formação docente, concluindo que essa experiência é fundamental para a construção da identidade profissional do futuro professor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cadernos de Estágio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)