A observação como ferramenta de aprendizagem

reflexões sobre o estágio supervisionado I do curso de Letras Língua Portuguesa EaD/UERN

Autores/as

  • Francisco Batista dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40783

Palabras clave:

estágio supervisionado, formação docente, prática pedagógica, ensino de língua portuguesa

Resumen

O estágio supervisionado é uma etapa essencial na formação de professores. Este artigo relata a experiência do estágio supervisionado I no curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A observação da prática docente permitiu analisar a dinâmica escolar, a metodologia de ensino e a relação dos alunos com o professor no contexto escolar, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas mais diversificadas e interativas. Para fundamentar a investigação, utilizamos autores que abordam a temática em questão, entre os quais destacam-se: Tardif (2002), Freire (1996) e Pimenta (2011). Cabe ressaltar que foi realizado um recorte específico, mas os dados coletados foram analisados com rigor e reflexão. O artigo discute ainda os desafios enfrentados no ambiente escolar e as contribuições do estágio para a formação docente, concluindo que essa experiência é fundamental para a construção da identidade profissional do futuro professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

21-07-2025

Cómo citar

SANTOS, Francisco Batista dos. A observação como ferramenta de aprendizagem: reflexões sobre o estágio supervisionado I do curso de Letras Língua Portuguesa EaD/UERN. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40783. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/40783. Acesso em: 24 dic. 2025.