O uso de fontes primárias e o ensino de História

implementação e aplicações na Escola Básica

Autores

  • Gilson Mateus Pinto Junior UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34466

Palavras-chave:

Fontes Primárias, Aprendizagem significativa, Ensino de História

Resumo

Este artigo tem a proposta de trazer para a discurssão o uso de fontes primárias no ensino de História e como estas refletem a aprendizagem significativa dos alunos. Para tal, fez-se uso das abordagens metodologicas de tipo etnográfico, buscando compreender os alunos para além da mera descrição e contextualizá-los com o espaço escolar. Em termos de suporte teórico e bibliográfico, buscou-se o conceito de fonte histórica alicerçado especificamente nos estudos de Bloch (2001) e o de aprendizagem singnificativa (VYGOTSKI, 1976) como caminho para o desmonte da educação bancária (FREIRE, 2016). Ao fim, foi possível constatar que o uso de fontes possibilita ao aluno o melhor desenvolvimento da criticidade e da capacidade alteridade em relação aos estudos de outras sociedades.

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Publicado

03-08-2024

Como Citar

PINTO JUNIOR, G. M. O uso de fontes primárias e o ensino de História: implementação e aplicações na Escola Básica. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34466. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34466. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos