O uso de fontes primárias e o ensino de História
implementação e aplicações na Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34466Palavras-chave:
Fontes Primárias, Aprendizagem significativa, Ensino de HistóriaResumo
Este artigo tem a proposta de trazer para a discurssão o uso de fontes primárias no ensino de História e como estas refletem a aprendizagem significativa dos alunos. Para tal, fez-se uso das abordagens metodologicas de tipo etnográfico, buscando compreender os alunos para além da mera descrição e contextualizá-los com o espaço escolar. Em termos de suporte teórico e bibliográfico, buscou-se o conceito de fonte histórica alicerçado especificamente nos estudos de Bloch (2001) e o de aprendizagem singnificativa (VYGOTSKI, 1976) como caminho para o desmonte da educação bancária (FREIRE, 2016). Ao fim, foi possível constatar que o uso de fontes possibilita ao aluno o melhor desenvolvimento da criticidade e da capacidade alteridade em relação aos estudos de outras sociedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Estágio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.