O brincar livre na Educação Infantil sob a ótica do Estágio Curricular em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Brincar Livre; Educação Infantil; Estágio Curricular; Atividade Remota.Resumo
A atividade de estágio supervisionado, etapa importante para o desenvolvimento de um olhar sensível e reflexivo na formação docente, foi bruscamente repensada em virtude da pandemia. Da experiência de dois estudantes-estagiários na atividade de “Estágio Supervisionado na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, que a vivenciaram nesse contexto, resultou a escrita deste artigo. Seu principal objetivo foi investigar as possibilidades do brincar livre com brinquedos não estruturados por crianças da Educação Infantil, no contexto remoto imposto pela pandemia, realizado em um ambiente organizado a partir das orientações das professoras. A partir dos resultados, consideramos que nenhuma atividade que seja direcionada às famílias e responsáveis de fato substituem as interações presenciais tão importantes para a Educação Infantil. Estagiar nesse contexto foi desafiador, porém elucidativo, pois nos mostrou que o que de fato vem sendo destacado como eixos estruturantes da Educação Infantil não pode ser perdido.