O brincar livre na Educação Infantil sob a ótica do Estágio Curricular em tempos de pandemia

Autores

  • Danilo Alves Barroso Universidade Federal do Ceará
  • Marina Leite Soares Universidade Federal do Ceará
  • Cristina Façanha Soares Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Brincar Livre; Educação Infantil; Estágio Curricular; Atividade Remota.

Resumo

A atividade de estágio supervisionado, etapa importante para o desenvolvimento de um olhar sensível e reflexivo na formação docente, foi bruscamente repensada em virtude da pandemia. Da experiência de dois estudantes-estagiários na atividade de “Estágio Supervisionado na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, que a vivenciaram nesse contexto, resultou a escrita deste artigo. Seu principal objetivo foi investigar as possibilidades do brincar livre com brinquedos não estruturados por crianças da Educação Infantil, no contexto remoto imposto pela pandemia, realizado em um ambiente organizado a partir das orientações das professoras. A partir dos resultados, consideramos que nenhuma atividade que seja direcionada às famílias e responsáveis de fato substituem as interações presenciais tão importantes para a Educação Infantil. Estagiar nesse contexto foi desafiador, porém elucidativo, pois nos mostrou que o que de fato vem sendo destacado como eixos estruturantes da Educação Infantil não pode ser perdido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Leite Soares, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Direito e graduanda em Pedagogia, ambas pela Universidade Federal do Ceará. Facilitadora de biodança em formação. Arte-educadora, admiradora da natureza e fomentadora da prática de uma comunicação não violenta.

Cristina Façanha Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Membro da Rede Pikler Brasil e Associação Pikler Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos Diálogos com a Abordagem Pikler no Ceará

Downloads

Publicado

17-09-2021

Como Citar

ALVES BARROSO, D.; LEITE SOARES, M.; FAÇANHA SOARES, C. O brincar livre na Educação Infantil sob a ótica do Estágio Curricular em tempos de pandemia. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 184–195, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25576. Acesso em: 28 mar. 2024.