Estágio Supervisionado e a construção da identidade docente
breves tensionamentos
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n1ID38977Palavras-chave:
Estágio Supervisinado, Identidade Docente, Formação DocenteResumo
Abordamos, neste artigo, a vivência do Estágio Supervisionado, desenvolvido por um estudante do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O estudo tem por finalidade inferir, a partir do relato de experiência, registrado no diário de campo do estudante, as nuances que atravessam a formação de futuros/as professores/as e os desafios presentes na vivência do estágio. Evidenciou-se a importância do Estágio Supervisionado como aproximação do/a formando/a com seu futuro espaço de atuação e da articulação, entre teoria e prática, que configura o estágio como atividade teórico-prática. Chama-se atenção, ainda, para refletirmos a relação estabelecida entre o campo de conhecimentos ofertado pelas universidades e seu confronto com a realidade da sala de aula, fortalecendo esse processo formativo, superando a visão dicotômica que se tem constituído e que reverbera na narrativa de estagiários/as, quando argumentam que, na prática a teoria é outra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Estágio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)