Estágio Supervisionado e a construção da identidade docente

breves tensionamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n1ID38977

Palavras-chave:

Estágio Supervisinado, Identidade Docente, Formação Docente

Resumo

Abordamos, neste artigo, a vivência do Estágio Supervisionado, desenvolvido por um estudante do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O estudo tem por finalidade inferir, a partir do relato de experiência, registrado no diário de campo do estudante, as nuances que atravessam a formação de futuros/as professores/as e os desafios presentes na vivência do estágio. Evidenciou-se a importância do Estágio Supervisionado como aproximação do/a formando/a com seu futuro espaço de atuação e da articulação, entre teoria e prática, que configura o estágio como atividade teórico-prática. Chama-se atenção, ainda, para refletirmos a relação estabelecida entre o campo de conhecimentos ofertado pelas universidades e seu confronto com a realidade da sala de aula, fortalecendo esse processo formativo, superando a visão dicotômica que se tem constituído e que reverbera na narrativa de estagiários/as, quando argumentam que, na prática a teoria é outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evaldo Luiz dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba

Josevandro Barros Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/PPGEC, Mestre em Ciências, Modelagem Matemática e Computacional pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB/PPGMMC e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal De Campina Grande - UFCG. Professor da Universidade Estadual da Paraíba.

Joanderson de Oliveira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui pós-graduação lato sensu em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É pesquisador do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação da Paraíba (HMEPB), ligado ao CCAE/UFPB/CNPq. Atualmente é professor da Faculdade Três Marias (FTM) e está cursando Licenciatura em História pelo Centro Universitário UniFatecie.

Downloads

Publicado

15-05-2025

Como Citar

SANTOS, Evaldo Luiz dos; NASCIMENTO, Josevandro Barros; GOMES, Joanderson de Oliveira. Estágio Supervisionado e a construção da identidade docente: breves tensionamentos. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n1ID38977. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/38977. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos