Desafios do Estágio obrigatório em tempos de pandemia

análise com estudantes de Pedagogia da UFPR

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado; Ensino Remoto; Pedagogia.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar os desafios do estágio supervisionado realizado durante a pandemia do COVID-19 na formação e prática dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A escolha por essa temática se deve à própria experiência das autoras enquanto estudante e professora de estágio neste momento. Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando como ferramentas a revisão de literatura e a realização de questionários via Google formulários enviados a 26 (vinte e seis) estudantes do curso de Pedagogia da UFPR. As questões semiestruturadas tratam sobre o perfil do estudante, papel do estágio na formação e as dificuldades encontradas na realização das disciplinas de estágio durante a Pandemia. Como resultados é possível afirmar que os estudantes enxergam o estágio como uma possibilidade de colocar em prática o que foi aprendido na graduação e os limites, dificuldades e possibilidades da atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leia de Cássia Fernandes Hegeto, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).Tem doutorado em Educação realizado no programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cultura Escola e Ensino. Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM, 2001). É coordenadora do Projeto de Extensão "Planejamento na Organização do trabalho Pedagógico" (UFPR). É coordenadora do Projeto de Pesquisa "Leituras para professores: análise de manuais pedagógicos publicados a partir de 2010". Vice-coordenadora do Projeto de Extensão: Nenhum a Menos na escola. Atua como Membro de Departamento no CEALI (Centro de Articulação nas Licenciaturas da UFPR). Atua nos Grupos de Pesquisa: 1) OBSERVATÓRIO DE CULTURAS E PROCESSOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS (OCUPP), 2) Formação Docente, currículo e práticas: processos culturais contemporâneos (GPFOR). Atua no Grupo de Estudos de Currículo (GDEC - UFPR). Tem experiência como professora no Ensino Superior na área de Educação atuando com as seguintes temáticas: Formação de Professores, Organização do Trabalho Pedagógico, Prática Pedagógica, Manuais pedagógicos, Leituras para professores, Gestão Escolar, Planejamento escolar e de ensino.

Débora Cristina Lopes, Universidade Federal do Paraná

Mestranda na área da Educação - Linha: Cultura, Escola e Processos Formativos (UFPR). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia (UFPR) e Pedagogia (UFPR), Aperfeiçoamento em Mídias Integradas na Educação (UFPR), Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFPR) e Políticas Educacionais (UFPR). Professora da SEED/PR desde 2008.

Downloads

Publicado

17-09-2021

Como Citar

DE CÁSSIA FERNANDES HEGETO, L.; LOPES, D. C. . Desafios do Estágio obrigatório em tempos de pandemia: análise com estudantes de Pedagogia da UFPR. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 172–183, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25936. Acesso em: 23 abr. 2024.