Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental

um estudo no campo de Estágio

Autores

  • Ana Luiza Taborda da Paixão Instituto Federal do Paraná
  • Amanda Tizott Bonfim
  • Felipe Augusto Fernandes Borges
  • Wagner Miguel Tzott

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2023v5n2ID34512

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente artigo aborda as experiências decorrentes da observação e prática de estágio supervisionado em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, analisando a historicidade desse nível de ensino e as legislações que o regem. Os objetivos deste trabalho são: contextualizar a história do Ensino Fundamental no Brasil, explorar as leis que o regem, definir o Ensino Fundamental conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar os processos de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A pesquisa visa enriquecer as práticas pedagógicas dos professores e aprofundar o entendimento das abordagens que influenciam este ensino. Os métodos empregados incluem pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da observação participativa e atividades práticas na escola. Assim, este estudo conclui que as abordagens pedagógicas têm como foco central o aluno, e devem buscar práticas inclusivas que estimulem o seu desenvolvimento intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

TABORDA DA PAIXÃO, Ana Luiza; TIZOTT BONFIM, Amanda; FERNANDES BORGES, Felipe Augusto; MIGUEL TZOTT, Wagner. Abordagens pedagógicas no Ensino Fundamental: um estudo no campo de Estágio. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.21680/2763-6488.2023v5n2ID34512. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34512. Acesso em: 8 dez. 2025.