Construindo a identidade docente

o início de uma jornada na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte

Autores

  • Victor Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Icaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Leonel Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Estágio, Supervisionado, Observação, Ciências Sociais

Resumo

A Escola Estadual Dom Nivaldo Monte foi o ambiente educacional escolhido por nós a fim de realizarmos o primeiro estágio obrigatório do curso de Ciências Sociais (licenciatura) - Estágio Supervisionado para a Formação de Professores I, no período de 17 de abril a 02 de maio de 2023. A atividade realizada dentro da instituição tomou como referência a observação de tipo etnográfica (ANDRÉ, 1995), bem como os escritos da professora Selma Garrido Pimenta (2012; 2004) a respeito do estágio de formação de professores. A referida escola campo de estágio é uma instituição pública, situada em Emaús - Parnamirim, que desenvolve suas atividades com foco no Ensino Médio em tempo integral. A escola trabalha com estrutura excelente, profissionais acolhedores, vivência aproveitadora, como também a realização de um concurso de redação (Jovem Senador), o qual envolveu a escola em questão. Em se tratando do primeiro estágio de forma obrigatória, assim como foi escrito, a nossa finalidade foi observar as atividades da instituição, como o primeiro contato com a atividade de estágio. Essa observação nos levou a analisar as dinâmicas escolares, a organização e o funcionamento do lugar com o objetivo de termos a primeira apresentação ao futuro ambiente de atuação. Em relação ao significado dado a atividade realizada para a formação profissional, vale destacar a questão de uma nova perspectiva. Isso se justifica pois, até o momento, nós tínhamos uma observação da instituição base de todo ser humano apenas como estudante. Nesse momento, tivemos a oportunidade de adentrar em uma nova visão, mais “completa”, mais curiosa, sistematizada e, até mesmo, com relatos dos próprios profissionais, seja em relação aos estudantes, ao corpo docente, possíveis situações entre professor e aluno, entre tudo o mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

ENZO, V.; BEZERRA , I. .; MAIA, L. . Construindo a identidade docente: o início de uma jornada na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34516. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência