Cultura maker & educação inclusiva
produção e validação de uma prancha grafotátil sobre destilação simples para o ensino de química a estudantes cegos
Palavras-chave:
Recurso Didático Inclusivo, Deficiência Visual, Ensino de Química, Matemática Grafotátil, Sistema BrailleResumo
Este artigo descreve o desenvolvimento e validação de um recurso didático inclusivo - uma prancha grafotátil com peças manipuláveis representando uma montagem experi- mental de destilação simples - com o propósito de possibilitar o acesso de estudantes com deficiência visual, especialmente cegos, a ilustrações típicas no ensino de Química. Fun- damentado nos princípios da Educação Inclusiva, da Teoria da Ação Mediada e da Cultura Maker, com o apoio de tecnologias de prototipagem digital com corte e gravação a laser via controle numérico computadorizado, o estudo revela avaliações positivas realizadas por revisores técnicos braillistas cegos. Os revisores destacaram a durabilidade das inscrições em braille no MDF, a possibilidade de manipular as peças e a acessibilidade à montagem ilustrada na sua totalidade. Este trabalho destaca a importância da contínua criação de re- cursos inclusivos para garantir que a Educação Inclusiva seja efetiva, tornando a educação em Ciências acessível a todos, independentemente de suas necessidades individuais e condições visuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.