Cultura maker & educação inclusiva

produção e validação de uma prancha grafotátil sobre destilação simples para o ensino de química a estudantes cegos

Autores

  • Alexandre da Silva Ferry

Palavras-chave:

Recurso Didático Inclusivo, Deficiência Visual, Ensino de Química, Matemática Grafotátil, Sistema Braille

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento e validação de um recurso didático inclusivo - uma prancha grafotátil com peças manipuláveis representando uma montagem experi- mental de destilação simples - com o propósito de possibilitar o acesso de estudantes com deficiência visual, especialmente cegos, a ilustrações típicas no ensino de Química. Fun- damentado nos princípios da Educação Inclusiva, da Teoria da Ação Mediada e da Cultura Maker, com o apoio de tecnologias de prototipagem digital com corte e gravação a laser via controle numérico computadorizado, o estudo revela avaliações positivas realizadas por revisores técnicos braillistas cegos. Os revisores destacaram a durabilidade das inscrições em braille no MDF, a possibilidade de manipular as peças e a acessibilidade à montagem ilustrada na sua totalidade. Este trabalho destaca a importância da contínua criação de re- cursos inclusivos para garantir que a Educação Inclusiva seja efetiva, tornando a educação em Ciências acessível a todos, independentemente de suas necessidades individuais e condições visuais.

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Publicado

22-03-2024

Como Citar

FERRY, A. da S. Cultura maker & educação inclusiva: produção e validação de uma prancha grafotátil sobre destilação simples para o ensino de química a estudantes cegos. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 4, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/35687. Acesso em: 30 abr. 2024.