Relato de Experiência

Desafios e Conquistas no Estágio Supervisionado II em Matemática na UFRN

Autores

  • Pedro Lucas Olinto Moura UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n1ID36244

Resumo

O presente relato aborda a importância do Estágio Supervisionado de Formação de Professores II (Matemática) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando seu papel na formação acadêmica e profissional dos futuros licenciados em Matemática. Descreve a experiência de dois estagiários que conduziram um projeto de intervenção em uma escola de ensino médio, visando tornar a matemática mais acessível e relevante para os alunos. O projeto enfrentou desafios, incluindo questões comportamentais dos estudantes e falta de suporte da instituição, mas teve impactos significativos no desempenho acadêmico e na compreensão da disciplina. As atividades incluíram exploração de frações e números decimais, resolução de problemas contextualizados e abordagem de conceitos de empreendedorismo. O texto destaca a importância da adaptação constante, da integração entre estagiários, professores e instituição, e reconhece os desafios enfrentados pelos futuros professores, ressaltando a gratificação proporcionada pelo progresso dos alunos como motivação na carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-02-2025

Como Citar

MOURA, P. L. O. Relato de Experiência: Desafios e Conquistas no Estágio Supervisionado II em Matemática na UFRN. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n1ID36244. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/36244. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência