Novidades: Nova Edição, DOI, Fluxo Contínuo e chamada para novos textos

13-08-2024

Saudações a todos/as!

A Revista Cadernos de Estágio publicou seu novo número V6N1 - Janeiro-Julho (2024).

As produções apresentadas nesta edição abordam temas diversos, destacando reflexões sobre a prática docente, a formação de professores e seus desafios. Inclui trabalhos sobre intervenções criativas em espaços escolares e não escolares e reflexões sobre o impacto do Novo Ensino Médio. A edição também apresenta cartas abertas, poesias e crônicas que refletem sobre o cotidiano e os desafios dos/as estagiários/as. 

Link para o número V6N1: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/issue/view/1384

 

Esta edição inaugura duas grandes conquistas para a revista Cadernos de Estágio: a adoção do Digital Object Identifier (DOI) em todas as suas publicações e o início do trabalho com Fluxo Contínuo de publicação.

 

O Digital Object Identifier, ou DOI oferece diversas vantagens para as publicações científicas como a capacidade de identificação permanente, ou seja, gera um código que garante acesso contínuo ao conteúdo, independentemente de mudanças em URLs ou plataformas da revista. O DOI também oferece maior possibilidade de descoberta dos seus trabalhos e acessibilidade, facilitando a localização dos artigos por meio de motores de busca e bancos de dados acadêmicos. Possuir DOI também é importante para entrar em conformidade com práticas de citação padronizadas, que asseguram precisão nas referências dos trabalhos e a capacidade de rastrear métricas e impacto do artigo, como número de citações e de downloads.

Todos os textos da edição atual (V6N1) já dispõem desse benefício e começaremos os trabalhos para atribuir DOI à todas as edições anteriores.

Já o Fluxo Contínuo significa que assim que aprovados, revisados e diagramados os textos submetidos à Cadernos de Estágio serão publicados na página da revista. Isso oferece agilidade na divulgação, reduzindo o tempo de espera entre a aceitação e a publicação e o aumento na visibilidade e o impacto dos trabalhos, já que eles são disponibilizados rapidamente, sem a necessidade de esperar pelo fechamento de um número completo. 

Além disso, o formato contínuo permite maior flexibilidade na inclusão de produções, evita o acúmulo de manuscritos em espera e mantém o periódico constantemente atualizado com as últimas pesquisas. 

 

Nesse sentido, convidamos desde já estagiários/as das Licenciaturas de todas as áreas; professores/as supervisores/as da Educação Básica; professores/as orientadores/as do Ensino Superior; e pesquisadores/as da temática para enviar suas produções para a Edição V6N2 da Revista Cadernos de Estágio.

 

Atenciosamente,

Thiago Emmanuel Araújo Severo

Editor-chefe da revista Cadernos de Estágio