Mega: Insistir na Iniciativa Pública ou Pivotar para o Setor Privado?

Autores

Palavras-chave:

Startup; Mercado; Decisão; Inovação; Estratégia.

Resumo

Este caso de ensino concentra-se na Mega, uma startup com nome fictício no setor de inovação, fundada por Ramon e posteriormente incorporando Jonathan e David como sócios, também com nomes fictícios. Durante a elaboração do caso de ensino, os pesquisadores conduziram entrevistas com gestores da empresa. A Mega enfrenta desafios relacionados à viabilidade e direcionamento de seus projetos, com foco em soluções para órgãos públicos. No entanto, a insegurança jurídica percebida pelos gestores públicos dificulta a entrega do produto final. A Mega está diante do dilema de decidir entre aprofundar os estudos para conquistar contratos no setor público ou redirecionar seus esforços para o setor privado. A falta de adoção do produto pelas prefeituras levanta preocupações sobre sua viabilidade financeira. Os sócios precisam equilibrar as contas e garantir a sustentabilidade da empresa, considerando a possibilidade de manter os dois projetos em andamento ou abandonar o setor público em favor do privado. O objetivo deste caso é avaliar o contexto para tomar a decisão estratégica adequada, levando em conta a sustentabilidade financeira, o potencial de crescimento em diferentes mercados e a capacidade de adaptação do produto. É essencial analisar as tendências do mercado, compreender as necessidades dos clientes e estar preparado para inovar e se adaptar. O caso proporciona reflexões sobre estratégia, inovação, empreendedorismo e análise de mercado, destacando a importância de reavaliar a estratégia, buscar oportunidades de diversificação e crescimento em mercados mais receptivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGELONI, M. T. Technologies de transmission de I’information et consequences sur le processus des decisions des organizations. Grenoble, France: Memoire de DEA. Ecocole Superieure des Affaires, 1992.

ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da informação, v. 32, p. 17-22, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS. Disponível em: <https://abstartups.com.br/o-que-e-uma-startup/>. Acesso em 23 de nov. 2022.

BAND, D. C. SCALAN, G. Strategic Control through Core Competencies. Long Range Planning. Vol. 28, No. 2, pp. 102-114, April 1995. Great Britain.

BASS, J. M. Agile method tailoring in distributed enterprises: Product owner teams. In: Global Software Engineering (ICGSE), 2013. IEEE 8th International Conference, pp. 154-163.

BASS, J. M., BEECHAM, S., RAZZAK, M. A., CANNA, C. N., & NOLL, J. An empirical study of the product owner role in scrum. In: Proceedings of the 40th International Conference on Software Engineering: Companion Proceeedings. 2018. p. 123-124.

BAUDRILLARD, J. La societé de consommation. Saint-Amand: Denoël, 1988.

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BLANK, S.; DORF, B. Startup: manual do empreendedor. O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Alta Books Editora, 2014.

BOGHI, C..; SCHIMIGUEL, J..; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. Trabalhando a Evasão em um Curso de Graduação a Distância em um Ambiente Virtual. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e912, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22874. Acesso em: 21 maio. 2023.

BUSSGANG, J.; EISENMANN, T.; GO, R. The Product Manager. Harvard Business School, Background Note 812-105, 2015.

CARVALHO, B. V. D.; MELLO, C. H. P. Aplicação do método ágil Scrum no desenvolvimento de produtos de software em uma pequena empresa de base tecnológica. Gestão & Produção, v. 19, p. 557-573, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-530x2012000300009. Acesso em: 20 maio 2023.

COOPER, R. G. Winning at New Products: accelerating the process from idea to launch. Reading: Addison-Wesley Publishing, 1993.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

EISENHARDT, K. K. Making Fast Strategic Decisions in High-Velocity Environments. The Academy of Management Journal, USA, v. 32, n. 3, 1989, p. 543-576.

EISENHARDT, K. K.; ZBARACKI, M. J. Strategic decision-making. Strategic Management Journal, USA, v. 13, p. 17-37, 1992.

JONASH, R. S.; SOMMERLATTE, T. O valor da inovação: como as empresas mais avançadas atingem alto desempenho e lucratividade. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

JOHNSON, M. Administrando no Próximo Milênio. São Paulo: Pioneira, 1997.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. (2005). Strategy safari: a guided tour through the wilds of strategic management. New York: Free Press.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; TUCCI, C. L. Clarifying business models: origins, present, and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, v. 15, 2005.

OOMEN, S.; DE WAAL, B., ALBERTIN, A., & RAVESTEYN, P. How can Scrum be successful? Competences of the Scrum Product Owner. In: Proceedings of the 25th European Conference on Information Systems (ECIS), Guimarães, Portugal, 5-10 Jun. 2017. ISBN 978-989-20-7655-3.

PINTO, R. S..; ROSA, F. N. da.; ARAÚJO, M. B..; JUNGER, A. P.. Lean Startup: O Método de Gestão das Startups. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e722, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22670. Acesso em: 21 maio. 2023.

PORTER, M. E. Towards a Dynamic Theory of Strategy. Strategic Management Journal, USA, v. 12, p. 95-117, 1991.

PORTER, M. E. Estratégia Competitiva. Campus, Rio de Janeiro, 1986.

PRAHALAD, C.K. e HAMEL, G. - The core competence of the corporation, Harvard Business Review 90 (3), 79-91 (1990).

RIBEIRO, I. Implicações da Obra de March e Simon para as Teorias das Organizações e Tomada de Decisão. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 14, n. 4, p. 149-159, 2015.

RIES, E. A Startup Enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

ROESCH, S. M. A. Como narrar um caso para ensino. Revista Brasileira de Casos de Ensino, v. 1, n. 1, p. 85-93, 2011. ISSN 2179-135X. DOI: https://doi.org/10.12660/gvcasosv0n0d2. Acesso em: 19 out 2022.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Tradução Luiz Antônio Oliveira de Araújo. 1. ed. São Paulo: UNIFESP, 2017. 582 p. ISBN: 85-3930-691-3.

SHANE, S. A. The illusions of entrepreneurship: The costly myths that entrepreneurs, investors, and policy makers live by. New Haven, CT: Yale University Press, 2010.

SILVA, D. O.; BAGNO, R. B.; SALERNO, M. S. Modelos para a gestão da inovação: revisão e análise da literatura. Production, v. 24, p. 477-490, 2014.

SILVA, H. H. D.; BAPTISTA, J. A. de A. O Processo de Unificação da Gestão de Marketing e Inovação nas Organizações. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27493, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27493. Acesso em: 21 maio. 2023.

SVERRISDOTTIR, H. S.; INGASON, H. T.; JONASSON, H. I. The role of the product owner in scrum-comparison between theory and practices. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 119, p. 257-267, 2014.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. West Sussex: John Wiley & Sons, 2005.

VARGAS, R. V.; IPMA-B, P. M. P. Utilizando a programação multicritério (Analytic Hierarchy Process-AHP) para selecionar e priorizar projetos na gestão de portfólio. In: PMI Global Congress. sn, 2010.

WARNER, K. SR; WÄGER, M. Building dynamic capabilities for digital transformation: An ongoing process of strategic renewal. Long range planning, v. 52, n. 3, p. 326-349, 2019. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2018.12.001.

Downloads

Publicado

23-06-2023

Como Citar

LIRA, T. A. .; WILPERT, J.; LAZZAROTTI, F.; BENCKE, F. F. Mega: Insistir na Iniciativa Pública ou Pivotar para o Setor Privado?. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e31394, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/31394. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência