PMDay 2019 e o Dilema de Francis: Gestão de Projetos Tradicional ou Ágil
Palavras-chave:
Caso de Ensino; Ensino e Pesquisa em Administração; Gestão de projetos; Abordagem tradicional; Abordagem ágil.Resumo
O presente caso de ensino tem por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de um projeto em um instituto que promove a gestão de projetos, situado na cidade de Fortaleza. O caso ocorre na filial do PMI Ceará onde Francis é o personagem principal. Em relação aos projetos dessa filial, o PMDay é o segundo projeto em importância na filial onde foi desenvolvido, um ambiente flexível e voluntário, o que torna de grande relevância as decisões tomadas sobre o ciclo de desenvolvimento de um projeto, as ações tomadas, as pesquisas realizadas, debates e discussões durante sua implementação. Na produção do caso, utilizou-se pesquisa bibliográfica, seguida de uma entrevista semiestruturada com o gestor. O dilema do gestor do projeto, na escolha dos métodos e ferramentas adequadas ao ciclo de desenvolvimento, é bastante atual e relevante. Sua utilização e estudo para a aprendizagem nas áreas de gestão de projetos e estratégia organizacional, entre outras, se mostra pertinente. Ao final, são descritas as conclusões sobre a finalização do processo, os resultados obtidos, as mudanças internas geradas e as melhorias verificadas internamente pelas partes interessadas. As disciplinas recomendadas para inclusão do presente caso de ensino são a Gestão de Projetos, Estratégia Organizacional e Teoria das Organizações.
Downloads
Referências
ALBERTON, A; SILVA, A. B. da. Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/jvPfDNwzN6xW8jJGMcSstxR/?format=html. Acesso em: 10 fev.2023
CARREIRO, E. L. P.; MACCARI, E. A.; SCAFUTO, I. C. Teaching and learning in Project Management: what are the challenges? Revista de Administração da UFSM, v. 16, n. 3, p. e10, 2023.
FARIA, M.; FIGUEIREDO, K.F. Casos de Ensino no Brasil: análise bibliométrica e orientações para autores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v17n2/04.pdf. Acesso em: 27 mar.2023.
IIZUKA, E. S. O Método do Caso de Harvard: reflexões sobre sua pertinência ao contexto brasileiro. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A2874.pdf. Acesso em: 12 mar.2023.
KRATHWOHL, D. R. “A revision of bloom's taxonomy: an overview”. Theory into Practice, v. 4, n.41, p. 212-218, 2002.
MAXIMIANO, A. C. A; VERONESE, F. Gestão de projetos: preditiva, ágil e estratégica. [S.l:s.n], 2022.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - (PMI). Agile Practice Guide. Newtown Square: Project Management Institute, 2017.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - (PMI). Guia PMBOK: um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Nova York: Project Management Institute, 2017.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - (PMI). Guia PMBOK: Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. 7. ed. Nova York: Project Management Institute, 2020.
ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construção de casos para ensino. [S.l:s.n], 20--. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v11n2/a12v11n2.pdf . Acesso em: 19 abr.2023.
ROESCH, S.; FERNANDES, F. Como escrever casos para o ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007.
SABBAGH, R. SCRUM – Gestão ágil para projetos de sucesso. São Paulo: Casa do Código, 2013.
SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Tradução de Natalie Gerhardt. São Paulo: LeYa, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ricardo Vieira Nogueira Júnior, Luiz Madeira Sobrinho, Priscila Portela de Azevedo, Vanessa Maria Vasconcelos Veras, Roberta da Silva Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Português (Brasil)
English
Español (España)