PMDay 2019 e o Dilema de Francis: Gestão de Projetos Tradicional ou Ágil

Autores

Palavras-chave:

Caso de Ensino; Ensino e Pesquisa em Administração; Gestão de projetos; Abordagem tradicional; Abordagem ágil.

Resumo

O presente caso de ensino tem por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de um projeto em um instituto que promove a gestão de projetos, situado na cidade de Fortaleza. O caso ocorre na filial do PMI Ceará onde Francis é o personagem principal. Em relação aos projetos dessa filial, o PMDay é o segundo projeto em importância na filial onde foi desenvolvido, um ambiente flexível e voluntário, o que torna de grande relevância as decisões tomadas sobre o ciclo de desenvolvimento de um projeto, as ações tomadas, as pesquisas realizadas, debates e discussões durante sua implementação. Na produção do caso, utilizou-se pesquisa bibliográfica, seguida de uma entrevista semiestruturada com o gestor. O dilema do gestor do projeto, na escolha dos métodos e ferramentas adequadas ao ciclo de desenvolvimento, é bastante atual e relevante. Sua utilização e estudo para a aprendizagem nas áreas de gestão de projetos e estratégia organizacional, entre outras, se mostra pertinente. Ao final, são descritas as conclusões sobre a finalização do processo, os resultados obtidos, as mudanças internas geradas e as melhorias verificadas internamente pelas partes interessadas. As disciplinas recomendadas para inclusão do presente caso de ensino são a Gestão de Projetos, Estratégia Organizacional e Teoria das Organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTON, A; SILVA, A. B. da. Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 5, p. 745-761, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/jvPfDNwzN6xW8jJGMcSstxR/?format=html. Acesso em: 10 fev.2023

CARREIRO, E. L. P.; MACCARI, E. A.; SCAFUTO, I. C. Teaching and learning in Project Management: what are the challenges? Revista de Administração da UFSM, v. 16, n. 3, p. e10, 2023.

FARIA, M.; FIGUEIREDO, K.F. Casos de Ensino no Brasil: análise bibliométrica e orientações para autores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v17n2/04.pdf. Acesso em: 27 mar.2023.

IIZUKA, E. S. O Método do Caso de Harvard: reflexões sobre sua pertinência ao contexto brasileiro. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A2874.pdf. Acesso em: 12 mar.2023.

KRATHWOHL, D. R. “A revision of bloom's taxonomy: an overview”. Theory into Practice, v. 4, n.41, p. 212-218, 2002.

MAXIMIANO, A. C. A; VERONESE, F. Gestão de projetos: preditiva, ágil e estratégica. [S.l:s.n], 2022.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - (PMI). Agile Practice Guide. Newtown Square: Project Management Institute, 2017.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - (PMI). Guia PMBOK: um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Nova York: Project Management Institute, 2017.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE - (PMI). Guia PMBOK: Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos. 7. ed. Nova York: Project Management Institute, 2020.

ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construção de casos para ensino. [S.l:s.n], 20--. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v11n2/a12v11n2.pdf . Acesso em: 19 abr.2023.

ROESCH, S.; FERNANDES, F. Como escrever casos para o ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007.

SABBAGH, R. SCRUM – Gestão ágil para projetos de sucesso. São Paulo: Casa do Código, 2013.

SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Tradução de Natalie Gerhardt. São Paulo: LeYa, 2014.

Downloads

Publicado

20-10-2025

Como Citar

NOGUEIRA JÚNIOR, Ricardo Vieira; MADEIRA SOBRINHO, Luiz; AZEVEDO, Priscila Portela de; VERAS, Vanessa Maria Vasconcelos; ALMEIDA, Roberta da Silva. PMDay 2019 e o Dilema de Francis: Gestão de Projetos Tradicional ou Ágil. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e38477, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/38477. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência