Capacitismo e Psicofobia no ensino musical

Autores

  • Viviane Louro Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Capacitismo, Psicofobia, Performance, Ensino musical, Inclusão

Resumo

A sociedade brasileira é fruto do colonialismo e mantém certas estruturas atitudinais que hoje estão, cada vez mais, sendo evidenciadas e levadas à discussões e reformulações. Somos uma sociedade patriarcal, machista, heteronormativa, racista, capacitista e psicofóbica. No entando, o capacitismo e a psicofobia (atitudes que demonstram preconceito às pessoas com deficiências e transtornos psiquiátricos/mentais) ainda são conceitos poucos discutidos em muitos âmbitos sociais, dentre eles, na área musical. Falar em inclusão na educação musical é uma coisa, falar em uma educação musical inclusiva anticapacitista e antipsicofóbica, é outra bem diferente. Portanto, o objetivo desse artigo é promover uma reflexão sobre como o capacitismo e a psicofobia se refletem no campo do ensino da música. A metodologia utilizada é um ensaio, que consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, em diálogo com a bibliografia vigente. Com esse artigo, espera-se contribuir para a expansão das discussões sobre o tema em questão, bem como ajudar a incentivar a criação de propostas inovadoras que ajudem a construir novos caminhos musicais sob a perspectiva anticapacista e antipsicofóbica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Louro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em música pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Pos-graduada em psicologia investigativa e criminal profile (UNYLEIA). Bacharel em piano pela FMU-FIAM-FAAM. Técnica em piano erudito pela FASCS. Pesquisadora da área de educação musical inclusiva, música e neurociências, saúde mental e comportamento humano, música e psicomotricidade e neurocriminologia. Docente do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

APA (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ARBEX, Daniela. O holocausto brasileiro: vida e genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 jul. 2013. Seção 1, p. 02. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 out. 2022.

CONSTITUIÇÃO (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 out. 2022.

DALLARI, Dalmo. Viver em sociedade. Minas Gerais: Prospectiva, 2014.

DIAS, Adriana. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. Disponível em: https://docplayer.com.br/145111795-Por-uma-genealogia-do-capacitismo-da-eugenia-estatal-a-narrativa-capacitista-social.html. Acesso em: 07 jun. 2023.

DUARTE, Plinio Gladstone. Os estudantes com transtornos mentais na graduação em música: discussão a partir de uma pesquisa de campo e dos documentos da UFPE. Recife, 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

DUARTE, Plinio Gladstone.; LOURO, Viviane. A música na escola: o que os documentos legais brasileiros garantem sobre a inclusão de pessoas com transtornos psiquiátricos?. In: Encontro sobre Música e Inclusão, 7., Natal/RN. Anais eletrônicos [...]. Natal/RN, 2019. p. 189–204, 2019. Disponível em: https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/8. Acesso em: 1 jun. 2023.

DUARTE, Plinio Gladstone; MELO, Maria Aparecida Vieira de. Educação para todos: um estudo sobre os transtornos mentais, e as leis educacionais. In: Maria Aparecida Vieira de Melo; Ricardo Santos de Almeida. (Org.). Currículo, políticas educacionais e formação discente-docente: trilhando caminhos no ensino-aprendizado. 1ed. São Paulo/SP: Perse, 2019, v. 1, p. 215-230.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí Guedes de. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: Editora CRV, 2020. p. 17-35.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2020 [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.

LEMEI (Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva). Arquivo de dados do Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva. Departamento de música. Universidade Federal de Pernambuco, 2022.

LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: editora SOM, 2012.

LOURO, Viviane. Jogos e atividades para educação musical inclusiva. São Paulo: editora SOM, 2018.

LOURO, Viviane et al. Bem-estar e saúde mental na quarentena: uma programação pedagógico-cultural realizada virtualmente. In: NAOUAR, Oussama; ANDRADE, Adriano Dias de. Enfrentamento à COVID-19: ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. v. 3: qualidade de vida e assistência social. Recife: Pró-Reitoria e Extensão e Cultura da UFPE; Editora UFPE, 2021.

LOURO, Viviane. Educação musical, inclusão e anticapacitismo [mesa redonda]. In: Congresso Nacional da ABEM, 25., 2021 [S. l.]. 16 a 26 nov. 2021.

MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

MELEIRO, Alexandrina. Psiquiatria: estudos fundamentais. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

NAGAI, Aline Hiromi Tanji; EBAID, Ana Augusta Rodrigues Westin. Psicofobia sob a ótica dos direitos humanos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 25., 2020, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.], 16 a 23 out. 2020. p. 2457-2470. Disponível em: https://www.unoeste.br/Evento/anais/ENEPE2020. Acesso em: 1 jun. 2023.

NASSIF, Silvia. Educação musical no Brasil: aonde chegamos, para onde vamos. Epistemus. Revista de Estudios en Música, Cognición y Cultura, v. 10, n. 1, p. 1–26, 15 jul. 2022. DOI 10.24215/18530494e038. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/Epistemus/article/view/13572. Acesso em: 1 jun. 2023.

FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; MELO, Danielly Cabral de Oliveira. Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical. 2021. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.], 2021. p. 1-12. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/1095. Acesso em: 1 jun. 2023.

PROBEM DO CAC (Programa para Bem-Estar e Saúde Mental do Centro de Artes e Comunicação da UFPE). Disponível em: https://probemdocac.wordpress.com/. Acesso em: 29 maio 2023.

SANTOS, Cleber Mesquita. Os direitos humanos, o Brasil e o desafio de um povo. São Paulo: LTR., 1998.

SILVA, M. Capacitismo e inclusão: discussões e apontamentos a partir de um relato de experiência em um curso de música em uma Universidade Federal do Nordeste. 2022. Monografia (Licenciatura em Música) - Curso de Música, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o Capacitismo. In: Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 3., 14 dez. 2019. São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: UNICAMP, 2019. P. 16-25. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389. Acedido em: 1 jun. 2023.

Downloads

Publicado

15-08-2023

Como Citar

LOURO, V. Capacitismo e Psicofobia no ensino musical. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30714. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Inclusão