Capacitismo e Psicofobia no ensino musical

Autores

  • Viviane Louro Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Capacitismo, Psicofobia, Performance, Ensino musical, Inclusão

Resumo

A sociedade brasileira é fruto do colonialismo e mantém certas estruturas atitudinais que hoje estão, cada vez mais, sendo evidenciadas e levadas à discussões e reformulações. Somos uma sociedade patriarcal, machista, heteronormativa, racista, capacitista e psicofóbica. No entando, o capacitismo e a psicofobia (atitudes que demonstram preconceito às pessoas com deficiências e transtornos psiquiátricos/mentais) ainda são conceitos poucos discutidos em muitos âmbitos sociais, dentre eles, na área musical. Falar em inclusão na educação musical é uma coisa, falar em uma educação musical inclusiva anticapacitista e antipsicofóbica, é outra bem diferente. Portanto, o objetivo desse artigo é promover uma reflexão sobre como o capacitismo e a psicofobia se refletem no campo do ensino da música. A metodologia utilizada é um ensaio, que consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, em diálogo com a bibliografia vigente. Com esse artigo, espera-se contribuir para a expansão das discussões sobre o tema em questão, bem como ajudar a incentivar a criação de propostas inovadoras que ajudem a construir novos caminhos musicais sob a perspectiva anticapacista e antipsicofóbica. 

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Biografia do Autor

Viviane Louro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em música pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Pos-graduada em psicologia investigativa e criminal profile (UNYLEIA). Bacharel em piano pela FMU-FIAM-FAAM. Técnica em piano erudito pela FASCS. Pesquisadora da área de educação musical inclusiva, música e neurociências, saúde mental e comportamento humano, música e psicomotricidade e neurocriminologia. Docente do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

15-08-2023

Como Citar

LOURO, V. Capacitismo e Psicofobia no ensino musical. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30714. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Inclusão