Capacitismo e Psicofobia no ensino musical
Palavras-chave:
Capacitismo, Psicofobia, Performance, Ensino musical, InclusãoResumo
A sociedade brasileira é fruto do colonialismo e mantém certas estruturas atitudinais que hoje estão, cada vez mais, sendo evidenciadas e levadas à discussões e reformulações. Somos uma sociedade patriarcal, machista, heteronormativa, racista, capacitista e psicofóbica. No entando, o capacitismo e a psicofobia (atitudes que demonstram preconceito às pessoas com deficiências e transtornos psiquiátricos/mentais) ainda são conceitos poucos discutidos em muitos âmbitos sociais, dentre eles, na área musical. Falar em inclusão na educação musical é uma coisa, falar em uma educação musical inclusiva anticapacitista e antipsicofóbica, é outra bem diferente. Portanto, o objetivo desse artigo é promover uma reflexão sobre como o capacitismo e a psicofobia se refletem no campo do ensino da música. A metodologia utilizada é um ensaio, que consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, em diálogo com a bibliografia vigente. Com esse artigo, espera-se contribuir para a expansão das discussões sobre o tema em questão, bem como ajudar a incentivar a criação de propostas inovadoras que ajudem a construir novos caminhos musicais sob a perspectiva anticapacista e antipsicofóbica.
Downloads
Referências
APA (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ARBEX, Daniela. O holocausto brasileiro: vida e genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2013.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 jul. 2013. Seção 1, p. 02. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 out. 2022.
CONSTITUIÇÃO (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 out. 2022.
DALLARI, Dalmo. Viver em sociedade. Minas Gerais: Prospectiva, 2014.
DIAS, Adriana. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. Disponível em: https://docplayer.com.br/145111795-Por-uma-genealogia-do-capacitismo-da-eugenia-estatal-a-narrativa-capacitista-social.html. Acesso em: 07 jun. 2023.
DUARTE, Plinio Gladstone. Os estudantes com transtornos mentais na graduação em música: discussão a partir de uma pesquisa de campo e dos documentos da UFPE. Recife, 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
DUARTE, Plinio Gladstone.; LOURO, Viviane. A música na escola: o que os documentos legais brasileiros garantem sobre a inclusão de pessoas com transtornos psiquiátricos?. In: Encontro sobre Música e Inclusão, 7., Natal/RN. Anais eletrônicos [...]. Natal/RN, 2019. p. 189–204, 2019. Disponível em: https://ojs.musica.ufrn.br/emi/article/view/8. Acesso em: 1 jun. 2023.
DUARTE, Plinio Gladstone; MELO, Maria Aparecida Vieira de. Educação para todos: um estudo sobre os transtornos mentais, e as leis educacionais. In: Maria Aparecida Vieira de Melo; Ricardo Santos de Almeida. (Org.). Currículo, políticas educacionais e formação discente-docente: trilhando caminhos no ensino-aprendizado. 1ed. São Paulo/SP: Perse, 2019, v. 1, p. 215-230.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí Guedes de. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: Editora CRV, 2020. p. 17-35.
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2020 [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 1 jun. 2023.
LEMEI (Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva). Arquivo de dados do Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva. Departamento de música. Universidade Federal de Pernambuco, 2022.
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: editora SOM, 2012.
LOURO, Viviane. Jogos e atividades para educação musical inclusiva. São Paulo: editora SOM, 2018.
LOURO, Viviane et al. Bem-estar e saúde mental na quarentena: uma programação pedagógico-cultural realizada virtualmente. In: NAOUAR, Oussama; ANDRADE, Adriano Dias de. Enfrentamento à COVID-19: ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. v. 3: qualidade de vida e assistência social. Recife: Pró-Reitoria e Extensão e Cultura da UFPE; Editora UFPE, 2021.
LOURO, Viviane. Educação musical, inclusão e anticapacitismo [mesa redonda]. In: Congresso Nacional da ABEM, 25., 2021 [S. l.]. 16 a 26 nov. 2021.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.
MELEIRO, Alexandrina. Psiquiatria: estudos fundamentais. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
NAGAI, Aline Hiromi Tanji; EBAID, Ana Augusta Rodrigues Westin. Psicofobia sob a ótica dos direitos humanos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 25., 2020, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.], 16 a 23 out. 2020. p. 2457-2470. Disponível em: https://www.unoeste.br/Evento/anais/ENEPE2020. Acesso em: 1 jun. 2023.
NASSIF, Silvia. Educação musical no Brasil: aonde chegamos, para onde vamos. Epistemus. Revista de Estudios en Música, Cognición y Cultura, v. 10, n. 1, p. 1–26, 15 jul. 2022. DOI 10.24215/18530494e038. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/Epistemus/article/view/13572. Acesso em: 1 jun. 2023.
FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; MELO, Danielly Cabral de Oliveira. Reflexões sobre educação musical, inclusão e anticapacitismo: a experiência no Projeto de Extensão Expressão Musical. 2021. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, [S. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.], 2021. p. 1-12. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/1095. Acesso em: 1 jun. 2023.
PROBEM DO CAC (Programa para Bem-Estar e Saúde Mental do Centro de Artes e Comunicação da UFPE). Disponível em: https://probemdocac.wordpress.com/. Acesso em: 29 maio 2023.
SANTOS, Cleber Mesquita. Os direitos humanos, o Brasil e o desafio de um povo. São Paulo: LTR., 1998.
SILVA, M. Capacitismo e inclusão: discussões e apontamentos a partir de um relato de experiência em um curso de música em uma Universidade Federal do Nordeste. 2022. Monografia (Licenciatura em Música) - Curso de Música, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o Capacitismo. In: Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 3., 14 dez. 2019. São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: UNICAMP, 2019. P. 16-25. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389. Acedido em: 1 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.