Me ensina a assoviar?

A musicalidade da criança surda

Autores

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, pessoa surda, educação musical, musicalidade, processos educativos

Resumo

O presente artigo faz parte da tese intitulada “A musicalidade da criança surda: educação e desenvolvimento” e tem como objetivo trazer reflexões a respeito da organização de processos educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da criança surda. Dado que esse desenvolvimento é constituído por suas vivências e experiências educativas na cultura, é possível organizar processos educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da criança surda. O pressuposto teórico que norteia a investigação é a Teoria Histórico-Cultural que compreende que o desenvolvimento humano, na cultura, extrapola os impedimentos orgânicos existentes. Este desenvolvimento engloba a dialética do impedimento orgânico (biológico) com o cultural, e por isso está vinculado às experiências e relações com o outro na cultura. O método utilizado foi a pedologia, ciência do desenvolvimento da criança, assim denominada por Vigotski na Rússia soviética.  A partir desta ótica percebe-se que o desenvolvimento infantil acontece de forma cíclica; possui uma desproporcionalidade e há a existência de mudanças qualitativas neste processo. Assim, este estudo nos possibilita trazer reflexões que fogem às padronizações dos estereótipos dentro da prática em educação musical, dos processos educativos voltados para o desenvolvimento da musicalidade da pessoa surda. Considerando essas ideias, os processos educativos devem respeitar as experiências e vivências musicais trazidas pela criança surda e, dessa forma, alimentar sua autonomia, sua reflexão em torno do seu saber, do seu aprender e do seu ensinar.

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Biografia do Autor

Tatiane Ribeiro Morais de Paula, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora e mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito federal - AEUDF e especialização em Orientação Educacional pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Intérprete educacional nas séries iniciais na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, língua brasileira de sinais, perspectiva histórico-cultural, cultura surda e musicalidade

Patr´ícia Lima Martins Pederiva, Universidade de Brasília

Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1987); Especialização em Execução Musical pela Universidade de Brasília (2000); Mestrado em Educação (Ensino-aprendizagem) pela Universidade Católica de Brasília (2005); Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009/ Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico); Pós-Doutorado no Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España; Professora da área de Artes, do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Professora do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB na Linha de Pesquisa EAPS (Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade na Educação), no Eixo de Pesquisa de Processos de Escolarização; Coodenadora do GEPPE- Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas(Certificado pelo CNPq); Pesquisadora de Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski; Membro da ISCAR- International Society of Cultural-historical Activity Research e da ISCAR Brasil; Membro associada da ISME- International Society for Music Education: Membro da ABEM- Asociação Brasileira de Educação Musical; Membro da ANPEd- Associação Nacional de Pesquisa em Educação; Membro da ABEM- Associação Brasileira de Educação Musical .

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Publicado

15-08-2023

Como Citar

PAULA, T. R. M. de; LIMA MARTINS PEDERIVA, P. Me ensina a assoviar? : A musicalidade da criança surda. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30843. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Inclusão