Memória, retórica e improvisação em L’Art de Préluder..., de Jacques-Martin Hotteterre, París 1719 e no Versuch..., Berlín e París, 1752 de Johann Joaquim Quantz

Autores

Palavras-chave:

Memória, Retórica, Improvisação, Hotteterre, Quantz

Resumo

Aspectos retóricos da utilização da memória na construção do flautista galante e do flautista eloquente. As estratégias de composição "em tempo real" de prelúdios no tratado de Hotteterre e o método de ornamentação e improvisação no tratado de Quantz sob a perspectiva da memória.

Downloads

Biografia do Autor

Gabriel Pérsico, Universidad Nacional de las Artes (UNA)

Doutor em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba. Bacharel em Educação Musical pela Universidade Nacional de La Plata. Professor no Departamento de Artes Musicais e Sonoras da Universidad Nacional de las Artes (UNA), Argentina.

Referências

BARTHES, Roland. Investigaciones retóricas I; La antigua retórica. Buenos Aires: Tiempo contemporáneo, 1974.

BOVICELLI, Giovanni Battista. Regole, passaggi di música, madrigali e motetti passeggiati. facsimil ed. Venecia: Società Italiana del Flauto Dolce, 1594.

CASTELLANI, Marcello. Introducción crítica al “Art de préluder...” de Jacques-Martin Hotteterre. In: CASTELLANI, Marcello (org.). L’Art de Preluder sur la flûte traversière, sur la Flûte-a-bec, sur le hautbois et autres instruments de dessus. [S.l.]: Studio per ed. Florencia, 1999.

CHASIN, Ibaney. O canto dos afetos: um dizer humanista : aproximações à reflexão musical do renascimento tardio italiano / Ibaney Chasin. - Version details - Trove. São Paulo: Perspectiva, 2004.

CIRILLO, Agostino. Universidad de Murcia - Johann Joachim Quantz y su aportación a la cultura musical del siglo XVIII. 2016. Universidad de Murcia, [S. l.], 2016. Disponível em: https://plu.mx/um/a/?repo_url=http://hdl.handle.net/10201/47863. Acesso em: 20 ago. 2024.

DALLA CASA, Girolamo. Il vero modo di diminuir con tutte le sorti di stromenti... facsimil ed. Venecia: Arnaldo Forni Editore, 1584.

FÉNELON, F. Salignac de la Mothe. Dialogues sur la eloquence en Oeuvres diverses de Fénelon. Paris. 1717. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark. Acesso em: 20 ago. 2024.

FURETIÈRE, Antoine. Dictionaire de Musique. facsimil ed. París: Société de Musicologie de Languedoc, 1690.

GALILEO, Vincenzo. Dialogo della musica antica et della moderna. 1581. Disponível em: http://imslp.org/wiki/Dialogo_della_musica_(Galilei%2C_Vincenzo). Acesso em: 20 ago. 2024.

GANASSI DAL FONTEGO, Silvestro. Opera intitulata Fontegara. facsimil ed. Venecia: Società Italiana del Flauto Dolce, 1553.

GIBSON, Jonathan. “A Kind of Eloquence Even in Music: Embracing Different Rhetorics in Late SeventeenthCentury France”. The Journal of Musicology, v. 25, n. 4, p. 394–433, 2008. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.1525/jm.2008.25.4.394. Acesso em: 20 ago. 2024.

GIRON, Sandra. Pintar con verdad: retórica y música. 4:33 Revista on line de Investigación Musical, n. 24, p. 7-24. 2024.

GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford: Oxford University Press, 2007.

HARWOOD, John T. (ed.). The Rhetorics of Thomas Hobbes and Bernard Lamy. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1986.

HAYNES, Bruce; BURGUESS, Geoffrey. The pathetick musician: moving an audience in the Age of Eloquence. Nueva York: Oxford University Press, 2016.

HOTTETERRE, Jacques. L’art de préluder sur la flûte traversière, sur la flûte à bec, sur l ehautbois et autres instrumens de dessus. Op.7. Paris: Facsimil Studio per Edizioni Scelte, 1719.

HUME, David. De la tragedia y otros ensayos sobre el gusto. Traducción de M. Marey. Buenos Aires: Biblos, 2003.

KUIJKEN, Barthold. The Notation Is Not the Music: Reflections on Early Music Practice and Performance. Bloomington: Indiana University Press, 2013.

LAMY, Bernard. La Rhetorique ou L’Art de Parler. París: Pralard, André, 1718. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k65583647.texteImage#. Acesso em: 20 ago. 2024.

LUCAS, Mônica. Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica. Opus, v. 20, n. 1, p. 71–94, 2014.

MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister. Ernest Harris (english translation 1981). Ann Arbor: Umi Research Press, 1739.

ORTIZ, Diego. Tratdo de glosas sobre clausulas y otros géneros de puntos... Roma: Bärenreiter., 1553.

QUANTZ, Johann Joaquim. Versuch einer Anweisung die Flöte traversiere zu spielen (Quantz, Johann Joachim) - IMSLP. 1752. Disponível em: http://imslp.org/wiki/Versuch_einer_Anweisung_die_Flöte_traversiere_zu_spielen_(Quantz,_Johann_Joachim). Acesso em: 20 ago. 2024.

QUINTILIANO, Marco Fabio. Instituciones oratorias. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2004. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra/instituciones-oratorias--0/. Acesso em: 5 ago. 2017.

RANUM, Patricia M. Marc-Antoine Charpentier, Jesuit rhetoric, the Journal de Trévoux, and the exercise known as “les Tons” (the Tones). 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/36312303/Trevoux_tones_pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.

ROGNONI, Francesco. Selva de varii passaggi secondo l’uso moderno... facsimil ed. Milán: Arnaldo Forni Editore, 1620.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de musique. digital ed. Paris: Chez la veuve Duchesne, 1767. Disponível em: https://archive.org/details/dictionnairedem00rous/page/430/mode/2up. Acesso em: 26 jan. 2024.

TARLING, Judy. The weapons of Rhetoric / a guide for musicians and audiencies. Hertfordshire: Corda Music Publications, 1994.

TARLING, Judy. Baroque string playing for ingenious learners. [S.l.]: Corda Music, 2000.

TARLING, Judy.; OAKSHOTT, Jane. Speaking with Quintilian: text, voice, performance. [S.l.]: AuthorHouse, 2009.

VIRGILIANO, Aurelio. Il Dolcimelo. facsimil ed. [S. l., ca. 1600].

Publicado

02-04-2025

Como Citar

PÉRSICO, G. Memória, retórica e improvisação em L’Art de Préluder..., de Jacques-Martin Hotteterre, París 1719 e no Versuch..., Berlín e París, 1752 de Johann Joaquim Quantz. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, p. 1–28, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/38813. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Retórica no Antigo Regime