Memória, retórica e improvisação em L’Art de Préluder..., de Jacques-Martin Hotteterre, París 1719 e no Versuch..., Berlín e París, 1752 de Johann Joaquim Quantz
Palavras-chave:
Memória, Retórica, Improvisação, Hotteterre, QuantzResumo
Aspectos retóricos da utilização da memória na construção do flautista galante e do flautista eloquente. As estratégias de composição "em tempo real" de prelúdios no tratado de Hotteterre e o método de ornamentação e improvisação no tratado de Quantz sob a perspectiva da memória.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Investigaciones retóricas I; La antigua retórica. Buenos Aires: Tiempo contemporáneo, 1974.
BOVICELLI, Giovanni Battista. Regole, passaggi di música, madrigali e motetti passeggiati. facsimil ed. Venecia: Società Italiana del Flauto Dolce, 1594.
CASTELLANI, Marcello. Introducción crítica al “Art de préluder...” de Jacques-Martin Hotteterre. In: CASTELLANI, Marcello (org.). L’Art de Preluder sur la flûte traversière, sur la Flûte-a-bec, sur le hautbois et autres instruments de dessus. [S.l.]: Studio per ed. Florencia, 1999.
CHASIN, Ibaney. O canto dos afetos: um dizer humanista : aproximações à reflexão musical do renascimento tardio italiano / Ibaney Chasin. - Version details - Trove. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CIRILLO, Agostino. Universidad de Murcia - Johann Joachim Quantz y su aportación a la cultura musical del siglo XVIII. 2016. Universidad de Murcia, [S. l.], 2016. Disponível em: https://plu.mx/um/a/?repo_url=http://hdl.handle.net/10201/47863. Acesso em: 20 ago. 2024.
DALLA CASA, Girolamo. Il vero modo di diminuir con tutte le sorti di stromenti... facsimil ed. Venecia: Arnaldo Forni Editore, 1584.
FÉNELON, F. Salignac de la Mothe. Dialogues sur la eloquence en Oeuvres diverses de Fénelon. Paris. 1717. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark. Acesso em: 20 ago. 2024.
FURETIÈRE, Antoine. Dictionaire de Musique. facsimil ed. París: Société de Musicologie de Languedoc, 1690.
GALILEO, Vincenzo. Dialogo della musica antica et della moderna. 1581. Disponível em: http://imslp.org/wiki/Dialogo_della_musica_(Galilei%2C_Vincenzo). Acesso em: 20 ago. 2024.
GANASSI DAL FONTEGO, Silvestro. Opera intitulata Fontegara. facsimil ed. Venecia: Società Italiana del Flauto Dolce, 1553.
GIBSON, Jonathan. “A Kind of Eloquence Even in Music: Embracing Different Rhetorics in Late SeventeenthCentury France”. The Journal of Musicology, v. 25, n. 4, p. 394–433, 2008. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.1525/jm.2008.25.4.394. Acesso em: 20 ago. 2024.
GIRON, Sandra. Pintar con verdad: retórica y música. 4:33 Revista on line de Investigación Musical, n. 24, p. 7-24. 2024.
GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford: Oxford University Press, 2007.
HARWOOD, John T. (ed.). The Rhetorics of Thomas Hobbes and Bernard Lamy. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1986.
HAYNES, Bruce; BURGUESS, Geoffrey. The pathetick musician: moving an audience in the Age of Eloquence. Nueva York: Oxford University Press, 2016.
HOTTETERRE, Jacques. L’art de préluder sur la flûte traversière, sur la flûte à bec, sur l ehautbois et autres instrumens de dessus. Op.7. Paris: Facsimil Studio per Edizioni Scelte, 1719.
HUME, David. De la tragedia y otros ensayos sobre el gusto. Traducción de M. Marey. Buenos Aires: Biblos, 2003.
KUIJKEN, Barthold. The Notation Is Not the Music: Reflections on Early Music Practice and Performance. Bloomington: Indiana University Press, 2013.
LAMY, Bernard. La Rhetorique ou L’Art de Parler. París: Pralard, André, 1718. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k65583647.texteImage#. Acesso em: 20 ago. 2024.
LUCAS, Mônica. Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica. Opus, v. 20, n. 1, p. 71–94, 2014.
MATTHESON, Johann. Der vollkommene Capellmeister. Ernest Harris (english translation 1981). Ann Arbor: Umi Research Press, 1739.
ORTIZ, Diego. Tratdo de glosas sobre clausulas y otros géneros de puntos... Roma: Bärenreiter., 1553.
QUANTZ, Johann Joaquim. Versuch einer Anweisung die Flöte traversiere zu spielen (Quantz, Johann Joachim) - IMSLP. 1752. Disponível em: http://imslp.org/wiki/Versuch_einer_Anweisung_die_Flöte_traversiere_zu_spielen_(Quantz,_Johann_Joachim). Acesso em: 20 ago. 2024.
QUINTILIANO, Marco Fabio. Instituciones oratorias. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2004. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra/instituciones-oratorias--0/. Acesso em: 5 ago. 2017.
RANUM, Patricia M. Marc-Antoine Charpentier, Jesuit rhetoric, the Journal de Trévoux, and the exercise known as “les Tons” (the Tones). 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/36312303/Trevoux_tones_pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.
ROGNONI, Francesco. Selva de varii passaggi secondo l’uso moderno... facsimil ed. Milán: Arnaldo Forni Editore, 1620.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de musique. digital ed. Paris: Chez la veuve Duchesne, 1767. Disponível em: https://archive.org/details/dictionnairedem00rous/page/430/mode/2up. Acesso em: 26 jan. 2024.
TARLING, Judy. The weapons of Rhetoric / a guide for musicians and audiencies. Hertfordshire: Corda Music Publications, 1994.
TARLING, Judy. Baroque string playing for ingenious learners. [S.l.]: Corda Music, 2000.
TARLING, Judy.; OAKSHOTT, Jane. Speaking with Quintilian: text, voice, performance. [S.l.]: AuthorHouse, 2009.
VIRGILIANO, Aurelio. Il Dolcimelo. facsimil ed. [S. l., ca. 1600].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diálogos Sonoros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.