Do nome, do renome

analisando a canção Sinhá de Chico Buarque e João Bosco

Auteurs-es

  • Vítor Vieira Machado Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0009-0004-2468-2840
  • Leonardo Rodrigues da Cunha Universidade de São Paulo (USP)
  • Lara Gurianova de Araújo Universidade de São Paulo (USP)
  • Pedro Augusto Zeni Vizentini Universidade de São Paulo (USP)
  • João Francisco Botosso Universidade de São Paulo (USP)
  • Vitor dos Santos Quintiliano Universidade de São Paulo (USP)

Mots-clés :

Análise musical, Música popular, Chico Buarque, João Bosco, Sinhá

Résumé

Neste trabalho analisamos a música Sinhá, de Chico Buarque e João Bosco, procurando nos aprofundar nos aspectos rítmicos, harmônicos, formais, texturais e textuais da obra, os interrelacionando e buscando uma análise de música popular brasileira que não se restrinja unicamente às questões da letra. Ao longo do texto nos desdobramos sobre a marcante presença da rítmica afro-brasileira na canção, na minuciosidade do arranjo, na sensibilidade dos caminhos harmônicos e simplicidade na apresentação da harmonia, na análise das frases musicais e da letra, chegando enfim a uma reflexão sobre a interação de todos esses aspectos da canção, complexos em sua simplicidade, que juntos formam uma mensagem de denúncia e provocação sobre nosso passado colonial e a identidade brasileira.

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Biographie de l'auteur-e

Vítor Vieira Machado, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Música pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020) e graduando em Composição Musical pela Universidade de São Paulo.

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Publié-e

23-12-2024

Comment citer

MACHADO, V. V.; CUNHA, L. R. da; ARAÚJO, L. G. de; VIZENTINI, P. A. Z. .; BOTOSSO, J. F. .; QUINTILIANO, V. dos S. Do nome, do renome: analisando a canção Sinhá de Chico Buarque e João Bosco. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/36501. Acesso em: 25 déc. 2024.

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