Inteligência Artificial na Educação
a urgência da formação crítica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID41035Palavras-chave:
Inteligência artificial, Educação, Formação crítica, Estado do conhecimentoResumo
Este artigo apresenta reflexões oriundas de pesquisa relacionada à inteligência artificial em contextos educativos. Seu objetivo é analisar a percepção de docentes e estudantes de pós-graduação em educação acerca da inserção da inteligência artificial no processo educativo, considerando, para tanto, a discussão sobre cultura e inclusão digital. Ancorado no estado do conhecimento, este estudo apresenta, inicialmente, a revisão da literatura que abarca a temática da pesquisa. Metodologicamente, faz-se uso da abordagem qualitativa, tendo como estratégia para geração e coleta de dados a realização de grupos focais. Os dados são analisados por meio da análise textual discursiva. Os resultados apontam não só para o potencial do uso da inteligência artificial generativa, principalmente na personalização da aprendizagem e no desenvolvimento da criticidade, mas também refletem preocupações quanto a conscientização ética, propriedade intelectual e equidade no tocante ao uso e ao acesso a essa tecnologia.
Downloads
Referências
AKGUN, Selin; GREENHOW, Christine. Artificial intelligence in education: addressing ethical challenges in K-12 settings. AI and Ethics, v. 2, p. 431-440, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s43681-021-00096-7.
BHARDWAJ, Vivek; KUMAR, Mukesh. Transforming higher education with robotic process automation: enhancing efficiency, innovation, and student-centered learning. Discover Sustainability, v. 6, 356, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s43621-025-01198-6.
CHAN, Cecilia Ka Yuk; HU, Wenjie. Students’ voices on generative AI: perceptions, benefits, and challenges in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 20, 43, 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00411-8.
CROMPTON, Helen; BURKE, Diane. Inteligência artificial no ensino superior: o estado da arte. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 20 e 22, 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00392-8.
DOCENTE 2. Grupo Focal. Brasília (Distrito Federal), 17 fev. 2025.
DOCENTE 3. Grupo Focal. Brasília (Distrito Federal), 17 fev. 2025.
DOCENTE 5. Grupo Focal. Brasília (Distrito Federal), 17 fev. 2025.
DOCENTE 8. Grupo Focal. Brasília (Distrito Federal), 17 fev. 2025.
DOCENTE 16. Grupo Focal. Brasília (Distrito Federal), 26 fev. 2025.
DOCENTE 19. Grupo Focal. Brasília (Distrito Federal), 26 fev. 2025.
DUAN, Zhen; GU, Hong; WANG, Dong; ZHOU, Deyu. DKFM: a novel data and knowledge fusion-driven model for difficulty prediction of mathematical exercise. Knowledge and Information Systems, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s10115-025-02438-x.
FEUERRIEGEL, Stefan; HARTMANN, Jochen; JANIESCH, Christian; ZSCHECH, Patrick. Generative AI. Business & Information Systems Engineering, v. 66, p. 111-126, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s12599-023-00834-7.
GIRAFFA, Lucia; KOHLS-SANTOS, Pricila. Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 116-134, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p116.
GRASSINI, Simone. Shaping the Future of Education: Exploring the Potential and Consequences of AI and ChatGPT in Educational Settings. Education Sciences, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13070692.
HERRERO-CURIEL, Eva; LA ROSA BARROLLETA, Leonardo Alberto. Los estudiantes de secundaria y la alfabetización mediática en la era de la desinformación. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, n. 73, p. 95-106, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.3916/C73-2022-08.
HU, Huan; WU, Zhi. A narrative review of artificial intelligence in medical education of surgical oncology. Indian Journal of Surgery, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s12262-025-04365-1.
JEON, Chang-Hwan; SHIN, Jae-Young; RYU, Seung. Analyzing student communication patterns in science classes using machine learning and natural language processing: a case study on high school science education. Journal of Science Education and Technology, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-025-10226-z.
KELLY, Kevin. Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo. Alta Books Editora, 2019.
KOHLS-SANTOS, Pricila. Covid-19 y educación: experiencias y perspectivas docentes en la educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, v. 86, n. 2, 31-44. 2021. DOI: https://doi.org/10.35362/rie8624344.
KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília. Internacionalização como estratégia para promoção da permanência estudantil e sucesso acadêmico na educação superior: o estado do conhecimento com apoio da inteligência artificial. Revista Educação em Questão, Natal, v. 62, n. 72, p. 1-27, 2024. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID35952.
LAN, Min; ZHOU, Xia. Uma revisão sistemática qualitativa sobre a aprendizagem autorregulada com IA no ensino superior. NPJ Science of Learning, v. 10, 21, 2025. DOI: https://doi.org/10.1038/s41539-025-00319-0.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
NGUYEN, Andy; NGO, Ha Ngan; HONG, Yvonne; DANG, Belle; NGUYEN, Bich-Phuong Thi. Princípios éticos para inteligência artificial na educação. Education and Information Technologies, v. 28, p. 4221-4241, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11316-w.
OECD. Future of Education and Skills 2030. Disponível em: https://www.oecd.org/en/about/projects/future-of-education-and-skills-2030.html. Acesso em: 5 jun. 2025.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SÁNCHEZ TORREJÓN, Begoña. FORMACIÓN DEL PROFESORADO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS DE LA CIBERCULTURA EN LAS AULAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.81685.
SPIRES, Hiller A.; PAUL, Casey Medlock; KERKHOFF, Shea N. "Digital Literacy for the 21st Century." In Advanced Methodologies and Technologies in Library Science, Information Management, and Scholarly Inquiry. Khosrow-Pour, D.B.A., 12-21. Hershey, PA: IGI Global, 2019. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-7659-4.ch002.
UNESCO. Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura. AI and education: guidance for policy-makers. Paris:
UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376709. Acesso em: 25 maio, 2025.
UNESCO. Resumo das Competências Docentes em IA. 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000391105. Acesso em: 5 jun. 2025.
VICARI, Rosa Maria. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030. Brasília: SENAI, 2018. Disponível em: https://acervodigital.sistemaindustria.org.br/bitstream/uniepro/259/1/Sumario_tendencias_web.pdf. Acesso em: 1º jun. 2025.
XIA, Rui; LI, Jie; LI, Hao. The construction of student-centered artificial intelligence online music learning platform based on deep learning. Scientific Reports, v. 15, 15539, 2025. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-025-95729-w.
ZHANG, Li. Avaliação da eficácia pedagógica de professores de inglês usando redes neurais convolucionais otimizadas por algoritmo de busca de colônias de vírus modificado. Scientific Reports, v. 15, 15295, 2025. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-025-98033-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.
