Política de Ética e Boas Práticas

Política de Ética e Boas Práticas da Revista Educação em Questão

A política de ética e de boas práticas, na produção e na publicação da Revista Educação em Questão, deve considerar:

i) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://cnpq.br/diretrizes);

ii) Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/plataforma-brasil);

iii) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html);

iv) O Documento Preliminar: Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educacao_texto_para_discussao_1.pdf);

v) O Código de Conduta para Editores e Periódicos do Cope (https://publicationethics.org/resources/code-conduct);

vi) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/);

vii) Os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central “Zila Mamede” (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).

 

 

 

Ethics and Best Practices Policy of Educação em Questão

The ethics and best practices policy in the production and publication of the Journal Education in Question should consider:

i) The Basic Guidelines for Integrity in the Scientific Activity of the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq, 2011 (http://cnpq.br/diretrizes);

ii) The Protocols of the Platform Brazil through the Research Ethics Committees (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/plataforma-brasil);

iii) The Resolution of the National Health Council n. 510, of April 7th, 2016 – provides for rules applicable to research in Human and Social Sciences – (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html);

iv) The Preliminary Document: Ethics in Education Research of the National Association of Graduate Studies and Research in Education of 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educacao_texto_para_discussao_1.pdf);

v) The Code of Conduct for Publishers and Journals of the Cope (https://publicationethics.org/resources/code-conduct);

vi) The Research Evaluation Statement – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br);

vii) The accessibility standards for digital documents of the Central Library Accessibility Laboratory "Zila Mamede" (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).

 

 

 

Política de Ética y de Buenas Prácticas de la Revista Educação em Questão

La política de ética y de buenas prácticas en la producción y en la publicación de la Revista “Educación en Cuestión” debe considerar:

i) Las Directrices Básicas para la Integridad en la Actividad Científica del Consejo
Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico ? CNPq, 2011 (http:/cnpq.br/diretrizes);

ii) Los Protocolos de la Plataforma Brasil por medio de los Comités de Ética en Investigación (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/plataforma-brasil);

iii) La Resolución del Consejo Nacional de Salud n ° 510, de 7 de abril de 2016 ? dispone sobre normas aplicables a las investigaciones en Ciencias Humanas y Sociales - (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html);

iv) El Documento Preliminar: Ética en la Investigación en Educación de la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación de 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educacao_texto_para_discussao_1.pdf);

v) El Código de Conducta para Editores y Periódicos del Cope (https://publicationethics.org/resources/code-conduct);

vi) La Declaración de Evaluación de la Investigación ? DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/); vii) Estándares de accesibilidad para documentos digitales del Laboratorio de Accesibilidad de la Biblioteca Central “Zila Mamede” (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).