Sobre a Revista

Escopo

A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Periódico (online) de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.

Área do conhecimento: EducaçãoQualis/CAPES: A1 e-ISSN:1981-1802

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação do artigo do tipo duplo-cega ficará a cargo de 2 (dois) pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres. Os artigos não aprovados pelos pareceristas serão arquivados em Submissões Arquivadas do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN. A avaliação do artigo pelos pareceristas incide: 1. Na consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, fundamentação teórica e/ou procedimento metodológico e resultados). 2. Na consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, à fundamentação teórica e/ou procedimento metodológico e aos resultados). 3. Na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, às evidências ou provas das afirmações apresentadas e às ideias conclusivo-analíticas). 4. Na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à estruturação e à articulação das partes do artigo). 5. Na pertinência da conclusão do trabalho (referente ao objetivo e ao referencial teórico e/ou procedimento metodológico e ideias às conclusivo- analíticas). 6. Na pertinência da argumentação e da coerência textual; na atualidade da bibliografia concernente ao artigo; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa; na relevância acadêmica e científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica) e na originalidade do artigo para a área de Educação.

Periodicidade

A Revista Educação em Questão é um periódico de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação em quatro edições anuais desde o ano de 2017.

Política de Acesso Livre

A Revista Educação em Questão é de acesso aberto e utiliza a licença de Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.

Declaração da Política de Ética e Boas Práticas

A Revista Educação em Questão respeita à conduta ética e a política de boas práticas acadêmicas e científicas na publicação de artigos e documentos, a declarar:

1) O Código do Comitê de Ética em publicações (Committee on Publication Ethics – COPE – (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

2) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes).

3) Os textos e discussões divulgados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped – sobre Ética em Pesquisa, tanto em procedimentos práticos quanto em seus fundamentos e implicações (https://www.anped.org.br/site/etica-na-pesquisa).

4) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf).

5) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/).

6) Os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central “Zila Mamede” (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).

Taxas para Submissão e Publicação de Artigos

A Revista Educação em Questão não exige nenhuma taxa de pagamento.

Bases de Indexadores

Bibliografia Brasileira da Educação | BBE | Cibec | Inep | Mec

Biblioteca Digital da Unicamp | EDUBASE | Universidade Estadual de Campinas

Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades | CLASE | México

Directory of Open Access Journals | DOAJ

Diretório de Informações da Política Editorial das Revistas Científicas Brasileiras | DIADORIM

Educ@ | Fundação Carlos Chagas

Google Scholar | Índice de Web do Google

Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa | IRESIE | México

Latin American Periodicals Tables of Contents | LAPTOC

Open Academic Journals Index | OAJI.net

Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal | REDALYC

Revistas de Livre Acesso | LivRe

Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal | LATINDEX

Histórico do Periódico

A Revista Educação em Questão, periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi criada em reunião plenária dos professores do Departamento de Educação, realizada em 18 de abril de 1986. No dia 28 de agosto de 1987, foi lançada a sua versão impressa em sessão solene, quando o Mestrado em Educação instalado em 1978, completava nove anos, com áreas de concentração em Pré-Escolar e em Tecnologia Educacional. No horizonte de uma política acadêmica de crescimento da Pós Graduação em Educação (com seus níveis de mestrado e doutorado) e de divulgação de um conhecimento científico sistematizado mediante a interlocução de domínio de repertórios interdisciplinares, aqueles professores não mediram esforços para materializar o projeto editorial da Revista Educação em Questão, em substituição ao Boletim de Educação criado 1981, mas de circulação basicamente restrita às universidades federais da Região Nordeste. Em 1987, existiam vinte e três (23) Revistas de Educação editadas por instituições universitárias, sendo dez (10) de universidades da Região Sudeste; 7 (sete) de universidades da Região Sul; quatro (4) de universidades da Região Nordeste e duas (2) de universidades da Região Centro-Oeste. Dentre os grandes eventos nacionais, a Revista Educação em Questão assistiu à instalação da Assembleia Constituinte (fevereiro de 1987), à promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988), ao movimento em torno da “Educação em Constituinte”, às primeiras discussões do Plano Decenal de Educação para Todos (1990) e, ainda, à promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Com vinte e sete anos, a Revista Educação em Questão passou por várias mudanças institucionais. No dia 15 de fevereiro de 2006, em reunião plenária dos professores do Departamento de Educação, foi oficializada a sua versão eletrônica, universalmente, fazendo com que professores e pesquisadores se aproximem numa corrente crescente de interações acadêmicas e científicas num continuum de permanências e mutações híbridas. Nesse transcurso de trinta e sete anos de ininterrupta circulação, aprimorou-se sua qualidade gráfica, à gestão editorial, à indexação em bases de dados nacionais e internacionais, além do acesso aberto e de fluxo contínuo, publicando quatro edições anuais de artigos e resenhas originais inéditas de Educação, sendo classificada no Qualis/CAPES de A1. A publicação contínua das quatro edições da Revista Educação em Questão é viabilizada pelo Portal Eletrônico da UFRN, com a versão atualizada do Open Journal Systems (OJS 3.3.0.10).

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