e-ISSN: 1981-1802
Qualis: A1
Área: Educação
1. A Revista Educação em Questão é um periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É umperiódico (on-line), de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação, em quatro edições anuais com artigos originais e inéditos na área de Educação (área de conhecimento delimitada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.
2. O artigo, em consonância com o que prescrevem estas Normas Gerais, é configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação emWord da Microsoft margem direita/superior/inferior 2,5 cm; margem esquerda 2,5 cm; fonte Century Gothic no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte, 11.
3. O artigo original einédito (português, inglês e espanhol), entre 20 e 25 laudas, deve incluir o Resumo em português, inglês e espanhol com 15 (quinze) linhas ou 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de 4 (quatro) palavras-chave em cada idioma; o espaçamento entre linhas 1,5 cm e a fonte 12.
4. O período para submeter o artigo à Revista Educação em Questão é de 1º de março a 1º de outubro.
5. O artigo original e inédito aprovado poderá ser publicado, concomitantemente, em língua portuguesa, em língua inglesa e/ou em língua espanhola.
6. A autoria do artigo aprovado em língua portuguesa deve enviar, em seguida, a versão em inglês e/ou espanhol, além do nome do tradutor(a) e do e-mail, que constarão ao final do artigo.
7. No início do artigo aprovado − antes de cada resumo − figurará o título (negrito e caixa baixa), em português, inglês e espanhol, instituição e país.
8. O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, instituição de trabalho, cidade e país, vínculo(s) o programa de pós-graduação, e-mail e Orciddevem ser enviados, separadamente, submetido no Portal da Revista (conforme o Tutorial).
9. O título deverá conter, no máximo, 150 (cento e cinquenta) caracteres com espaço.
10. A citação dos autores citados, a partir de quatro linhas, deve ser recuada e seguida do sobrenome do(s) autor(es), ano e página.
11. Nas referências, regristar, somente, os autores citadosno artigo, devendo escrever o nome completo dos autores e do(s) tradutor(es).
12. As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar no final do texto, antes das referências. Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.
13. As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução.
14. No artigo, os quadros e gráficos devem constar em fonte 11, o espaçamento deve ser simples, a base em branco, o título na parte de cima e em caixa baixa, os subtítulos e demais registros em caixa baixa e deve haver indicação da fonte da pesquisa.
15. Cada artigo poderá ter até 3 (três) autores, preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se que pelo menos dois (2) autores tenham o título de doutor. Recomenda-se que um (1) destes, com igual título, seja de uma instituição universitária de outro país.
16. O artigo, resultante de dissertação de mestrado e de tese de doutorado, poderá ter, no máximo, 2(dois) autores.
17. A avaliação do artigo pelos pareceristas incide na consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, fundamentação teórica, procedimentometodológico e resultados); na consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, à fundamentação teórica, aoprocedimento metodológico e aos resultados); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, às evidências ou provas das afirmações apresentadas e às ideias conclusivo-analíticas); na qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à estruturação e à articulação das partes do artigo); na pertinência da conclusão do trabalho (referente ao objetivo, ao referencial teórico, ao procedimento metodológico e ideias conclusivo-analíticas); na pertinência da argumentação e da coerência textual; na atualidade da bibliografia concernente ao artigo; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa; na relevância acadêmica e científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica) e na originalidade do artigo para a área de Educação.
18. A avaliação do artigo do tipo duplo-cega ficará a cargo de 2(dois) No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres. Os artigos não aprovados pelos pareceristas serão arquivados em Submissões Arquivadas do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/index).
19. A resenha de 3(três) a 4(quatro) laudas deverá incluir o título (negrito e caixa baixa) em português, inglês e espanhol e a referência do livro resenhado.
20. Cada resenha poderá ter, no máximo, 3(três)
21. A avaliação da resenha pelo parecerista reside na sua clareza informativa, crítica e crítico-informativa; na apresentação do conhecimento produzido para a área de Educação; na consistência da exposição sintética do conhecimento do livro resenhado; na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa e, ainda, nas Normas da Revista Educação em Questão.
22. A avaliação da resenha do tipo duplo-cega ficará a cargo de1(um)
23. O artigo e a resenha, submetidos à Revista Educação em Questão, serão, primeiramente, apreciados pelo Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista (incluindo a originalidade e o ineditismo do artigo) e decide por seu envio aos pareceristas para avaliação do tipo cega ou sua devolução. Todas as fases do processo de submissão e de avaliação do artigo e da resenhasão acompanhadas pelo Conselho Editorial e Consultivo da Revista, que decide pelos possíveis casos divergentes em relação às Normas da Revista.
24. O ineditismo do artigo e da resenha será analisado com base em uma ferramenta de antiplágio (CopySpider).
25. Os pareceres, emitidos pelos avaliadores, devem ser apreciados pelo Conselho Editorial e Consultivo da Revista Educação em Questão, que informa, imediatamente, ao (s) autor (es).
26. O tempo estimado para o envio dos pareceres ao(s) autor(es) é de, aproximadamente, 35(trinta e cinco) dias.
27. No artigo e resenha, submetidos à Revista Educação em Questão, o (s) autor(es) pode(m) acompanhar todas as fases: aceitação ou rejeição imediata; envio para pareceristas; pareceres emitidos e enviados para seus autores, além da publicação no site do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN (https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao).
28. A política de ética e de boas práticas, na produção e na publicação da Revista Educação em Questão, deve considerar: i) O Código do Comitê de Ética em Publicações (Committe on Publication Ethics – COPE – (https://publicationethics.org/resources/guidelines);ii) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes); iii) E-books Ética e Pesquisa em Educaçãoe textos divulgados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesqusa em Educação – ANPEd (http://www.anped.org.br/site/etica-na-pesquisa); iv) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf); v) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/) e vi) Os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central “Zila Mamede” (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).
29. À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Educação em Questão utiliza a licença de Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.
30. Os autores e coautores de artigos e resenhas, publicados na Revista Educação em Questão, terão um prazo de1(um) ano para que possam submeter novos trabalhos para publicação.
31. O procedimento para submissão de artigo e de resenha no Portal da Revista Educação emQuestão(https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao) – em Acesso (parte superior do lado direito) – deve seguir todas orientações do Tutorial no próprio Portal (submissão de Artigo e Resenha).
32. As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520(segunda edição) de 19 julho 2023. Exemplos: Teixeira (1952, p. 70); (Teixeira, 1952) e (Teixeira, 1952, p. 71).
33. As Referênciasobedecem àsNormas Técnicas da ABNT – NBR 6023 (segunda edição) de 14 nov. 2018 Exemplos:
Artigo em Periódico
ARAÚJO, Marta Maria de; VIEIRA, Cristina Coimbra. As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1493-1512, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds01 (Dossiê – Educação, Formação e (Auto) Formação).
DISCURSO de posse do professor Anísio Teixeira no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 46, p. 69-79, abr./jun. 1952. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.17i46.
Livros
BOTO, Carlota. A liturgia escolar na idade moderna. Campinas: Papirus, 2017.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida. O método biográfico nas ciências sociais. Tradução: Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2014. 155p.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11. ed. Tradução: Roberto Machado. São Paulo: Paz e Terra, 2021. 432p.
ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Pesquisas em representações: fronteiras discursivas do sujeito psicossocial. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
SANTOS, Heloisa Helena Meirelles dos. Esther Pedreira de Mello, uma mulher (in)visível. Curitiba: Appris, 2017.
Capítulo de Livro
GATTI, Giseli Cristina do Vale; INÁCIO FILHO, Geraldo; GATTI JÚNIOR, Décio. In: DALLABRIDA, Noberto; SOUZA, Rosa Fátima de (org.). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931-1961). Uberlândia: EDUFU, 2014.
Tese de Doutorado
FERNANDES, Hercília Maria. Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018, 367f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.
Dissertação de Mestrado
MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980). 2015. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Monografia
MOREIRA, Keila Cruz. Grupos escolares – modelo cultural de organização (superior) da instrução primária (Natal, 1908-1913). Natal, 1997, 59 f. Monografia (Especialização em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1997.
Trabalho de Congresso Publicado online
ARAÚJO, Marta Maria de; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. A educação (auto)formativa de bibliotecárias (Zila da Costa Mamede, 1936- 1985). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 6., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014. 1 Online.
Correspondência
CAPANEMA FILHO, Gustavo [Correspondência]. Destinatário Presidente GeTÚlio Dornelles Vargas. Rio de Janeiro, 14 nov. 1935. 1 Carta.
Entrevista
ANTONIO. Entrevista. Natal (Rio Grande do Norte), 5 maio. 2010.
Matéria de Jornal
BARBOSA, Edgar. Colégio e ginásio. A República, Natal, p. 3, 16 abr. 1942.
O MOVIMENTO educativo no Rio Grande do Norte. A República, ano 13, n. 3, Natal, p. 3, 9 ago. 1946.
Documento Escolar
PELO ENSINO. Visitas escolares. Grupos Escolares “Senador Guerra” de Caicó e “Capitão Mor Galvão” de Currais Novos. A República, Natal, p. 1, 14 ago. 1920.
Constituições do Brasil
BRASIL. [Constituição (1946)]. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério de Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001. (Aliomar Baleeiro e Barbosa Lima Sobrinho – Organizadores, v. 5).
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério de Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2002. (Caio Tácito – Organizador, v. 7).
Constituições do Rio Grande do Norte
RIO GRANDE DO NORTE. [Constituição (1936)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Imprensa Oficial, 1936.
RIO GRANDE DO NORTE. [Constituição (1947)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: D.E.I. 1947.
Mensagens Governamentais
BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da RePÚblica, GeTÚlio Dornelles Vargas na abertura da sessão legislativa de 1951. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 1, 1890-1986).
BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da RePÚblica, Juscelino Kubitschek de Oliveira na abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986).
Legislação Educacional
BRASIL. Decreto nº 20.772, de 11 de dezembro de 1931. Autoriza o Convênio entre a União e as unidades da federação, para o desenvolvimento e padronização das estatísticas educacionais. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930- 1939/htm. Acesso em: 13 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 23 dez. 1996.
Testamento
SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant’Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).
Testamentos e Autos de Contas
NASCIMENTO, Joaquina Maria do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant’Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).
A política de ética e de boas práticas, na produção e na publicação da Revista Educação em Questão, deve considerar:
i) O Código do Comitê de Ética em Publicações (Committe on Publication Ethics – COPE – (https://publicationethics.org/resources/guidelines);
ii) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes);
iii) E-books Ética e Pesquisa em Educaçãoe textos divulgados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesqusa em Educação – ANPEd (http://www.anped.org.br/site/etica-na-pesquisa);
iv) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf);
v) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/) e
vi) Os padrões de acessibilidade de documentos digitais do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central “Zila Mamede” (http://lacessibilidade.bczm.ufrn.br).
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e-ISSN: 1981-1802
Qualis: A1
Área: Educação