Textos de divulgação científica: a escolha e o uso por professores de ciências

Autores

  • Marcelo Borges Rocha

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Ensino fundamental. Professores de ciências. Divulgação científica.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigaraspectos da contribuição do uso de textosde divulgação científica em situações deensino de conceitos científicos. O estudofoi realizado com oito professores de ciênciasdo Ensino Fundamental que faziam usodesses materiais em suas aulas. A pesquisafoi desenvolvida apoiando-se em métodosqualitativos, envolvendo um levantamento eexploração de aspectos do uso didático detextos de divulgação. Os professores apontaramque a leitura de textos de divulgaçãocientífica contribui para a formação do aluno,enriquecendo seu vocabulário e ampliandoseus conhecimentos. Destacaram, ainda,que o trabalho com esses textos possibilitaa troca de ideias entre professor e aluno e,ainda, abre espaço para discussões acercade questões sociais. Além disso, os professoresrelataram que os textos de divulgaçãofavorecem a atualização pedagógica docorpo docente, disponibilizando, assim,novas metodologias de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Borges Rocha

Prof. Dr. Marcelo Borges RochaCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca| CEFET | Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e EducaçãoGrupo de Pesquisa | Divulgação Científica e o Ensino de CiênciasE-mail | rochamarcelo36@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

15-08-2012

Como Citar

Rocha, M. B. (2012). Textos de divulgação científica: a escolha e o uso por professores de ciências. Revista Educação Em Questão, 43(29). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4070

Edição

Seção

Artigos