Textos de divulgação científica: a escolha e o uso por professores de ciências
Palavras-chave:
Ensino de ciências. Ensino fundamental. Professores de ciências. Divulgação científica.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigaraspectos da contribuição do uso de textosde divulgação científica em situações deensino de conceitos científicos. O estudofoi realizado com oito professores de ciênciasdo Ensino Fundamental que faziam usodesses materiais em suas aulas. A pesquisafoi desenvolvida apoiando-se em métodosqualitativos, envolvendo um levantamento eexploração de aspectos do uso didático detextos de divulgação. Os professores apontaramque a leitura de textos de divulgaçãocientífica contribui para a formação do aluno,enriquecendo seu vocabulário e ampliandoseus conhecimentos. Destacaram, ainda,que o trabalho com esses textos possibilitaa troca de ideias entre professor e aluno e,ainda, abre espaço para discussões acercade questões sociais. Além disso, os professoresrelataram que os textos de divulgaçãofavorecem a atualização pedagógica docorpo docente, disponibilizando, assim,novas metodologias de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-08-2012
Como Citar
Rocha, M. B. (2012). Textos de divulgação científica: a escolha e o uso por professores de ciências. Revista Educação Em Questão, 43(29). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4070
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.