Educar a quem, educar a quê?
Olhares antropológicos sobre a Escola, o Estado e a Nação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID25981Palavras-chave:
Antropologia da Educação, Escola, Educação e Diversidade, Práticas de EstadoResumo
Este dossiê parte de um diálogo entre Antropologia e Educação para pensar as relações entre a Escola, o Estado e a Nação como amplas e diversas, acontecendo dentro de uma arena política de interesses. Nesta apresentação, trazemos algumas reflexões sobre o tema à luz de uma revisão sintética sobre o campo da Antropologia da Educação. Situamos também a produção dos artigos em meio à pandemia da COVID-19, que impõe outras questões desafiadoras para as pesquisas e as práticas acadêmicas e educacionais. Por fim, apresentamos os trabalhos selecionados para compor o dossiê, destacando as contribuições que estes trouxeram em relação à proposta.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Política Cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2001.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ABRAMS, Philip. Notes on the Difficulty of Studying the State. In: SHARMA, A.; GUPTA, A. The anthropology of the State: a reader. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.
AGUIAR, Taylor de. Coaching educacional: variações de uma metodologia em três trajetórias docentes. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-20, 2021.
ANDERSON-LEVITT, Kathryn M. Anthropologies and Ethnographies of Education Worldwide (Introduction). In: ANDERSON-LEVITT (ED.), K. M. Anthropologies of Education: a global guide to ethnographic studies of learning and schooling. Nova York: Berghahn Books, 2012.
BATALLÁN, Graciela; NEUFELD, María R. Presentación. Número especial dedicado a Antropología e Educación. Cuadernos de Antropología Social, Buenos Aires, n. 47, 2018. p. 7-19. Disponível em: <https://www.redalyc.org/jatsRepo/1809/180955946001/html/index.html>. Acesso em: 29 jun. 2021.
BENTO, Berenice. Na Escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, maio-agosto 2011.
GUSMÃO, Neusa M. M. D. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cad. CEDES [online], 18, n. 43, 1997. pp. 8-25. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200002&lng=en&nrm=iso>>. Acesso em: 22 nov. 2019.
GUSMÃO, Neusa M. M. D.; QUADROS, Marion T. D.; DIETZ, Gunther. Apresentação: Antropologia, Educação, Alteridades e Desigualdades. Revista AntHropológicas, v. 27, n. 1, ano 20, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/24033>. Acesso em: 30 jun. 2021.
LEITE, Maria Eduarda Pereira. Educação de tempo integral, política pública educacional e desigualdade: esboço de uma problemática sociológica. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-23, 2021.
LIMA, Alef de Oliveira. A Diversidade como arma: sobre as guerras culturais no campo da educação. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-19, 2021.
LIRA, Débora; REIS, Ramon. Educar para a diferença: por um fazer racializado para a educação escolar. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-30, 2021.
MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, set./dez. 2017.
OLIVEIRA, Amurabi. Uma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020). Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, 2021. p. 1-15.
OLIVEIRA, Amurabi; BÚRIGO, Beatriz D.; BOIN, Felipe. A Antropologia, os Antropólogos e a Educação no Brasil. Revista AntHropológicas, v. 27, n. 1, ano 20, 2016. p. 21-44. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/24033>. Acesso em: 30 jun. 2021.
PEREIRA, Alexandre B. Do controverso “chão da escola” às controvérsias da etnografia: aproximações entre Antropologia e Educação. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n. 49, set./dez. 2017. pp. 149-176.
PEREIRA, Simone dos Santos. Práticas de uma escola de Educação Infantil: uma proposta para a diversidade. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-23, 2021.
RIBEIRO, Taynã. Identidade docente e prática profissional: experimentações autoetnográficas em um Pré-Vestibular Popular. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-20, 2021.
ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra P. Antropologia & Educação. 2. ed. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SANTOS, Maria Iris Abreu; SILVA, Gislania de Freitas. Aprender na prática: a escola no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais a partir da experiência na UFC. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-22, 2021.
SANTOS, Rafael Pereira; SILVA, Roberta Alves. Fronteiras e limites na prática da Pedagogia da Alternância a partir do Médio Vale Jequitinhonha-MG. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-20, 2021.
TOSTA, Sandra. P. Antropologia e Educação: Interfaces em Construção e as Culturas na Escola. Revista Inter-Legere, v. 1, n. n. 9, out. 2013. p. 234-252.
XAKRIABÁ, Célia. Post sem título em 24 jun. 2021. Instagram: @celia.xakriaba. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CQf7ibxHpWW/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em 24 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.