A Escrita contra a cultura

Autores

  • Lila Abu-Lughod Universidade de Columbia na Cidade de Nova York/NY
  • Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-8852-6212
  • Leandro Durazzo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2018v5n8ID15615

Palavras-chave:

Escrita, Cultura, Etnografia

Resumo

Neste artigo a antropóloga Lila Abu-Lughod discute e critica as proposições anunciadas pelo livro Writting Culture, editado por James Clifford e Marcus Fisher. A autora propõe que os antropólogos e as antropológas passem a escrever contra o conceito de cultura, enfatizando um tipo de etnografia do particular que seja capaz de fugir da cristalização das diferenças e das generalizações. O artigo também é uma reação a ausência de feministas e pesquisadores de multipla origem étnica e regional no conjunto de capítulos publicados por Clifford e Fisher que inauguraram por sua vez todo um movimento teórico na antropologia comumente conhecido como antropologia pós-moderna. O texto de Abu-Lughod, tão influenciador quanto o livro de Clifford e Fisher, marca um importante momento teórico e etnográfico para a disciplina, ao enfatizar e mostrar a posicionalidade do conhecimento para além da parcialidade enunciada pelos autores pós-modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lila Abu-Lughod, Universidade de Columbia na Cidade de Nova York/NY

Joseph L. Buttenwieser Professor of Social Science, Departamento de Antropologia da Universidade Columbia na cidade de Nova York/NY, Estados Unidos. Doutora em Antropologia pela Harvard University (1984), BA em Antropologia pela Carleton College (1974). 

 

"Meu trabalho, fortemente etnográfico e baseado principalmente no Egito, concentrou-se em três grandes questões: a relação entre formas culturais e poder; a política de conhecimento e representação; e a dinâmica do gênero e a questão dos direitos das mulheres no Oriente Médio. Meu primeiro livro, Velada Sentimentos, foi sobre a política de sentimento e expressão cultural em uma comunidade beduína no Egito que fez uma discussão sobre a complexidade da cultura. Meu segundo livro, Escrevendo Mundos Femininos, enquadrado como uma etnografia feminista, usou histórias individuais para fazer um argumento maior sobre “escrever contra a cultura” (escrevendo contra tipificações de estrutura social e forma cultural, atendendo a discussões internas, vidas individuais e complexas sociais). dinâmica) como meio de intervir em discursos vexatórios sobre uma região difamada, bem como desafiar as representações feministas transnacionais das mulheres nas sociedades árabes. Minha terceira etnografia, Dramas da Nação: A Política da Televisão no Egito, uma contribuição para a antropologia das nações e para a etnografia da mídia, explorou as tensões entre as desigualdades sociais que atormentam as nações e as formas culturais que aspiram a enfrentá-las. Em vários livros editados, assim como em meu ensino, tenho perseguido esses temas mais adiante para examinar questões de gênero e modernidade na teoria pós-colonial, na antropologia e na mídia global e na violência da memória nacional / cultural. Atualmente, como parte de um esforço para usar a antropologia para contribuir com maiores debates políticos, estou me concentrando nas críticas das reivindicações universalistas do liberalismo e nos dilemas éticos e políticos envolvidos na circulação internacional dos discursos dos direitos humanos em geral, e dos muçulmanos. direitos das mulheres em particular."

Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Antropologia Social e Bolsista CAPES

Mestre em Antropologia Social

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Membro do Grupo de Pesquisa "Gênero, Corpo e Sexualidade", GCS/UFRN.

Membro Pós-Graduando da Associação Brasileira de Antropologia - ABA.

Referências

ABU-LUGHOD, Lila. Veiled Sentiments: Honor and Poetry in a Bedouin Society. New York: Oxford University Press, 1986.

_____. Zones of theory in the anthropology of the Arab world. Annual Review of Anthropology 18:276-306, 1989.

_____. Can there be feminist ethnography? Women and Performance: A Journal of Feminist Theory 5:7-27, 1990a.

_____. Shifting politics in Bedouin love poetry. In: Language and the Politics of Emotion. C. Lutz and L. Abu-Lughod, eds. New York: Cambridge University Press, 1990b.

_____. Writing Women's Worlds. Berkeley: University of California Press, no prelo.

ABU-LUGHOD, Lila; LUTZ, Catherine. Introduction: discourse, emotion, and the politics of everyday life. In: ____ (Eds.). Language and the politics of emotion. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

ALTORKI, Soraya e EL-SOLH, Camilla. (Eds.). Arab Women in the Field: Studying Your Own Society. Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1988.

APPADURAI, Arjun. Putting hierarchy in its place. Cultural Anthropology 3: 36-49, 1988.

ARENS, William. The Man-Eating Myth: Anthropology and Anthropology. New York, OUF, 1979.

ASAD, Talal. Anthropologyand the Colonial Encounter. London: Ithaca Press, 1973.

_____. Anthropological conceptions of religion: reflections on Geertz. Man 18: 237-59, 1983.

BELENKY, Mary; Clinchy, Blithe; Goldberger, Nancy; Tarule, Jill. Women's Ways of Knowing. New York: Basic Books, 1986.

BELL, Diane. Daughters of the Dreaming. Melbourne: McPhee Gribble/N. Sydney: George Allen & Unwin, 1983.

BOWEN, Elenore S. Return to Laughter. Reprint edition, 1964. Garden City, NY: Anchor Books, 1954.

BOURDIEU, Pierre. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

BRIGGS, Jean. Never in Anger. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1970.

CESARA, Manda. Reflections of a Woman Anthropologist: No Hiding Place. London and New York: Academic Press, 1982.

CHODOROW, Nancy. The Reproduction of Mothering. Berkeley: University of California Press, 1978.

CIXOUS, Helene. The laugh of the Medusa. In: ABEL, E.; ABE, E. (Eds.). The Signs Reader. Chicago: University of Chicago Press, 1983. Cohen, K.; Cohen, P. tradução, pp. 279-97.

CLIFFORD, James. Power in dialogue in ethnography. In: STOCKING, Jr., G. W. (Ed.). Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork. Madison: University of Wisconsin Press, 1983, pp. 121-56.

_____. Introduction: partial truths. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (Eds.). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. J. Berkeley: University of California Press, 1986a, pp. 1-26.

_____. On ethnographic allegory. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (Eds.). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986b, pp. 98-121.

_____. On collecting art and culture. In: CLIFFORD, J. The Predicament of Culture: Twentieth-Century Ethnography, Literature, and Art. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1988a, pp. 215-51.

_____. On ethnographic self fashioning. In: CLIFFORD, J. The Predicament of Culture: Twentieth-Century Ethnography, Literature, and Art. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1988b, pp. 92-113.

CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (Eds.). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986.

CRAPANZANO, Vincent. On the writing of ethnography. Dialectical Anthropology 2:69-73, 1977.

_____. Tuhami: Portrait of a Moroccan. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

DUMONT, Jean-Paul. The Headman and I. Austin: University of Texas Press, 1978.

_____. Prologue to ethnography or prolegomena to anthropology. Ethos 14:344-67, 1986.

DWYER, Kevin. Moroccan Dialogues: Anthropology in Question. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1982.

FABIAN, Johannes. Time and the Other: How Anthropology Makes Its Object. New York: Columbia University Press, 1983.

FAHIM, Hussein (Ed.). Indigenous Anthropology in Non- Western Countries. Durham, NC: North Carolina Academic Press, 1982.

FERNEA, Elizabeth W. Guests of the Sheik: An Ethnography of an Iraqi Village. Garden City, NY: Anchor Books, 1965.

FISCHER, Michael M. J. Towards a third world poetics: seeing through short stories and films in the Iranian culture area. Knowledge and Society 5: 171-241, 1984.

_____. Ethnicity and the post-modem arts of memory. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (Eds.). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986, pp. 194-233.

_____. Aestheticized emotions and critical hermeneutics. Culture, Medicine and Psychiatry 12:31-42, 1988.

FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish. New York: Partheon, 1978.

FRIEDL, Erika. Women of Deh Koh: Lives in an Iranian Village. Washington, DC: Smithsonian Institution Press, 1989.

GEERTZ, Clifford. The impact of the concept of culture on the concept of man. In: The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books, 1973, pp. 33-54.

_____. Thick description: toward an interpretive theory of culture. In: The Interpretation of Cultures. London: Hutchinson, 1975, pp. 3-30.

_____. Works and Lives: The Anthropologist as Author. Stanford: Stanford University Press, 1988.

GILLIGAN, Carol. In a Different Voice. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1982.

GORDON, Deborah. Writing culture, writing feminism: The poetics and politics of experimental ethnography. Inscriptions 3/4:7-24, 1988.

HARAWAY, Donna. A manifesto for cyborgs: science technology and socialist feminism in the 1980s. Socialist Review 80: 65-107, 1985.

HARDING, Sandra. The Science Question in Feminism. Ithaca: Cornell University Press, 1986.

_____. The method question. Hypatia 2:19-35, 1987.

HARTSOCK, Nancy. Money, Sex, and Power: Toward a Feminist Historical Materialism. Boston: Northeastern University Press, 1985.

HYMES, Dell (Ed.). Reinventing Anthropology. New York: Pantheon, 1969.

IRIGARAY, Luce. Speculum of the Other Woman. Ithaca: Cornell University Press, 1985a. G. C. Gill, trad.

_____. This Sex Which Is Not One. Ithaca: Cornell University Press, 1985b. C. Porter with C. Burks, trad.

JOSEPH, Suad. Feminization, familism, self, and politics: research as a Mughtaribi. In: ALTORKI, S.; C. EL-SOLH, C. (Eds.). Arab Women in the Field: Studying Your Own Society. Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1988, pp. 25-47.

KONDO, Dorinne. Dissolution and reconstitution of self: implications for anthropological epistemology. Cultural Anthropology 1: 74-88, 1986.

KRISTEVA, Julia. Women's time. Signs 7: 13-35, 1981. A. Jardine e H. Blake, trad.

KUPER, Adam. The Invention of Primitive Society: Transformation of an Illusion. Boston and London: Routledge and Kegan Paul, 1988.

MACKINNON, Catherine. Feminism, Marxism, method, and the state: an agenda for theory. Signs 7: 515-44, 1982.

MARCUS, George E.; Clifford, James. The Making of ethnographic texts: preliminary report. Current Anthropology 26: 267-71, 1985.

MARCUS, George E.; Fischer, Michael. Anthropology as Cultural Critique: An Experimental Moment in the Human Sciences. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

MEIS, Maria. Towards a methodology for feminist research. In: BOWLES, Gloria; DUELLI KLEIN, Renate (Eds). Theories of Women's Studies. London: Routledge and Kegan Paul, 1983, pp. 117-139.

MINTZ, Sidney. Sweetness and Power: The Place of Sugar in Modern History. New York: Viking, 1985.

MORSY, Soheir. Fieldwork in my Egyptian homeland: toward the demise of anthropology's distinctive other hegemonic tradition. In: AITORKI, S.; EI-SOLH, C. (Eds.). Arab Women in the Field: Studying Your Own Society. Syracuse: Syracuse University Press, 1988, pp. 69-90.

NADER, Laura. "Up the anthropologist" - perspectives gained from studying up. In: HYMES, D. (Ed.). Reinventing Anthropology. New York: Vintage Books, 1969, pp. 284-311.

NARAYAN, Kirin. Saints, Scoundrels, and Storytellers. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989.

ORTNER, Sherry B. Theory in anthropology since the sixties. Comparative Studies in Society and History 26: 126-66, 1984.

PRATT, Mary Louise. Fieldwork in common places. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (Eds.). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986.

RABINOW, Paul. Reflections on Fieldwork in Morocco. Berkeley: University of California Press, 1977.

REINHARZ, Shulamit. Experimental analysis: a contribution to feminist research. In: BOWLES, Gloria; DUELLI KLEIN, Renate (Eds). Theories of Women's Studies. London and Boston: Roudedge and Kegan Paul, 1983, pp. 162-91.

RICH, Adrienne. Toward a woman-centered university. In: On Lies, Secrets and Silence, pp. 125-56. New York: W. W. Norton & Co, 1979.

RIESMAN, Paul. Freedom in Fulani Social Life. Chicago: University of Chicago Press, 1977.

RUDDICK, Sara. Maternal thinking. Feminist Studies 6(2): 342-67, 1980.

SACKS, Karen Brodkin. Toward a unified theory of class, race, and gender. American Ethnologist 16(3): 534-50, 1989.

SAID, Edward. Orientalism. New York: Pantheon, 1978.

_____. Representing the colonized: anthropology's interlocuters. Critical Inquiry 15:205-25, 1989.

SHOSTAK, Marjorie. Nisa: The Life and Words of a !Kung Woman. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.

SMITH, Dorothy. The Everyday World as Problematic. Boston: Northeastern University Press, 1987.

STANLEY, Liz; Sue Wise. Breaking out: Feminist Consciousness and Feminist Research. London: Routledge and Kegan Paul, 1983.

STRATHERN, Marilyn. Dislodging a worldview: challenge and counter-challenge in the relationship between feminism and anthropology. Australian Feminist Studies I: 1-25, 1985.

_____. An awkward relationship: the case offeminism and anthropology. Signs 12: 276-92, 1987.

TEDIOCK, Dennis. The Spoken Word and the Work of Interpretation. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1983.

_____. Questions concerning dialogical anthropology. Journal of Anthropological Research 43: 325-37, 1987.

TURNER, Edith. The Spirit and the Drum: A Memoir of Africa. Tucson: University of Arizona Press, 1987.

TYLER, Stephen. Post-modern ethnography: from document of the occult to occult document. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (Eds.). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press, 1986, pp. 122-140.

WEINER, Annette. Women of Value, Men of Renown. Austin: University of Texas Press, 1976.

WOLF, Eric R. Europe and the People without History. Berkeley: University of California Press, 1982.

WOLF, Margery. The House of Lim. New York: Appelton-Century-Crofts, 1968.

Downloads

Publicado

23-11-2018

Como Citar

ABU-LUGHOD, L.; REGO, F. C. V. S. do; DURAZZO, L. A Escrita contra a cultura. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 193–226, 2018. DOI: 10.21680/2446-5674.2018v5n8ID15615. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/15615. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Traduções