Aprender na prática
a escola no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais a partir da experiência na UFC
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23230Palavras-chave:
Sociologia/Antropologia da Educação, Licenciatura, Formação Docente, Pesquisa, EscolaResumo
Neste artigo propomos discutir a formação para a docência nas licenciaturas em Ciências Sociais a partir do curso ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com base nas percepções e experiências de estudantes egressos deste curso, compartilhadas por meio de questionários e entrevistas, problematizamos a hierarquia simbólica associada à dicotomia pesquisador/professor e destacamos a centralidade da relação universidade-escola na formação docente. Seguindo o diálogo entre Antropologia e Educação, refletimos sobre o lugar da prática no processo de aprendizagem e ressaltamos a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em promover a imersão do licenciando na escola desde o início da formação, transcendendo assim as disciplinas de estágio. Concluímos que a aproximação do discente com o ambiente escolar torna patente a indissociabilidade entre pesquisa e ensino, uma vez que vivenciar a escola – seus atores, dinâmicas e relações sociais - pressupõe simultaneamente experimentá-la enquanto prática e torná-la objeto de reflexão socioantropológica.
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