Vivendo com uma professora na pandemia

observando o cotidiano de uma professora na pandemia da Covid-19

Autores

  • Rafaela Rodrigues de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2024v11n20ID33035

Palavras-chave:

Professora, Etnografia em casa, Escola, Pandemia , Antropologia

Resumo

O presente relato etnográfico foi escrito com base em uma pesquisa feita durante a pandemia da Covid-19, mais especificamente em 2020. O trabalho de campo foi construído junto a uma professora da rede estadual de ensino, o que possibilitou problematizar a ideia da realização de uma pesquisa etnográfica entre familiares e/ou em casa durante um contexto de isolamento social. O intuito do texto é discutir as experiências educacionais marcadas pela educação remota ou on-line durante a pandemia e os impactos na vida dos educadores no Brasil que tiveram que lidar com as mudanças que esse modelo de ensino trouxe. Dessa forma, pretende-se demonstrar a potencialidade de direcionar o olhar e as pesquisas para o cotidiano de educadoras brasileiras, o que pode abrir discussões importantes sobre contextos educacionais, seja em situações pandêmicas ou não.

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Biografia do Autor

Rafaela Rodrigues de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Antropologia Social no Programa de Pós Graduação em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAn-UFMG), graduada em Ciências Sociais na mesma universidade. Integrante do projeto de ensino Percurso Discente Universitário (PDU) desenvolvido pelo GIZ-Diretoria de Inovação de Metodologias de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG. Possui interesse nas áreas de Gênero, Raça e Educação, desenvolvendo pesquisa com esses marcadores nas trajetórias de trabalhadoras domésticas negras.

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Publicado

10-06-2024

Como Citar

PAULA, R. R. de. Vivendo com uma professora na pandemia: observando o cotidiano de uma professora na pandemia da Covid-19. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 1–16, 2024. DOI: 10.21680/2446-5674.2024v11n20ID33035. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/33035. Acesso em: 3 jul. 2024.