Vivendo com uma professora na pandemia
observando o cotidiano de uma professora na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2024v11n20ID33035Palavras-chave:
Professora, Etnografia em casa, Escola, Pandemia , AntropologiaResumo
O presente relato etnográfico foi escrito com base em uma pesquisa feita durante a pandemia da Covid-19, mais especificamente em 2020. O trabalho de campo foi construído junto a uma professora da rede estadual de ensino, o que possibilitou problematizar a ideia da realização de uma pesquisa etnográfica entre familiares e/ou em casa durante um contexto de isolamento social. O intuito do texto é discutir as experiências educacionais marcadas pela educação remota ou on-line durante a pandemia e os impactos na vida dos educadores no Brasil que tiveram que lidar com as mudanças que esse modelo de ensino trouxe. Dessa forma, pretende-se demonstrar a potencialidade de direcionar o olhar e as pesquisas para o cotidiano de educadoras brasileiras, o que pode abrir discussões importantes sobre contextos educacionais, seja em situações pandêmicas ou não.
Downloads
Referências
CASTRO, Bárbara.; CHAGURI, Mariana Miggiolaro. Gênero, tempos de trabalho e pandemia: por uma política científica feminista. Linha mestra, v. 14, n. 41a, p. 23–31, 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/388/413. Acesso em: 26 abr. 2021.
CURY, Carlos Roberto J. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 8–16, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23749/16761. Acesso em: 26 abr. 2021.
DAMÁSIO, Ana Clara. Fazer-Família e Fazer-Antropologia: uma etnografia sobre cair pra idade, tomar de conta e posicionalidades em Canto do Buriti-PI. 2020. 206 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11009#:~:text=S.-,Fazer%2DFam%C3%ADlia%20e%20Fazer%2DAntropologia%20uma%20etnografia%20sobre%20cair%20pra,de%20Goi%C3%A1s%2C%20Goi%C3%A2nia%2C%202020. Acesso em: 20 dez. 2022.
DAMÁSIO, Ana Clara. Etnografia em Casa: entre parentes e aproximações. Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–32, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/31646. Acesso em: 30 jun. 2023.
DAMÁSIO, Ana Clara. O caminho do parentesco ou o parentesco como situação inescusável?. Revista Equatorial, Natal, v. 9, n. 7, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/27915. Acesso em: 05 mar. 2023.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7–41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 15 abr. 2021.
MACEDO, Shirley. Ser mulher trabalhadora e mãe no contexto da pandemia Covid-19: tecendo sentidos. Revista NUFEN, Belém, v. 12, n. 2, p. 187–204, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912020000200012. Acesso em: 29 abr. 2021.
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura ReDoC. Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215–224, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026. Acesso em: 17 abr. 2021.
PIQUET, Rafaela Costa. Diálogo da tecnologia e da desigualdade social nas escolas em tempo de pandemia. Repositório UNICEUB, Sete Lagoas, v. 2, n. 2, p. 1–4,, 2020. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14346. Acesso em: 26 abr. 2021.
REZERA, Danielle do Nascimento; D’ALEXANDRE, Raquel Gomes. A educação de crianças e jovens durante a pandemia da Covid-19 “Tem alguém aí, ou vamos apenas cumprir tarefas?”. Revista Saber & Educar, n. 29, p.1–14, 2020. Disponível em: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/396. Acesso em: 25 abr. 2021.
SALOMÃO, Karin. A corrida do álcool em gel: como o produto foi da escassez ao excesso. Exame. 8 de maio de 2020. Disponível em: https://exame.com/negocios/depois-de-corrida-por-alcool-em-gel-estoque-estabilizou-e-ha-ate-sobra/. Acesso em: 14 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafaela Rodrigues de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.