Intercessões entre a fotografia e a história oral
representações de mendigos, loucos e ciganos na obra de José Modesto (Jardim do Seridó/RN, 1960 - 1980)
Palavras-chave:
História oral, Fotografia, Homens InfamesResumo
Entre as décadas de 60 e 80, na cidade de Jardim do Seridó/RN, José Modesto de Azevedo (1932 - 2004), cognominado de Zé Boinho e um dos primeiros fotógrafos daquela localidade, registrou aspectos do cotidiano, da paisagem urbana, sociabilidades religiosas, festividades cívicas e comemorações. Dentre suas fotografias uma “série”, em especial, chama a atenção de qualquer um que as observe, veja ou leia tais imagens, são registros visuais de loucos, mendigos e de um cigano que esporadicamente visitava a cidade. Nosso intuito com esse trabalho é, através da história oral e do seu intercruzamento com a fonte imagética, (re)apresentar a cidade em que estes homens foram fotografados, traços de suas vidas e sua representação na imagem fotográfica, usando como recurso de análise a história oral e a leitura da imagem.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)