A construção da Paróquia
Espaço e participação na capitania do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Igreja, Paróquia, Colono, ParticipaçãoResumo
O objetivo deste texto é discutir como se configurou o espaço de uma paróquia no período colonial. Dessa maneira selecionamos a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, que correspondia no século XVIII a cidade do Natal e regiões vizinhas. Para isso, fizemos o uso das seguintes fontes: os Assentos de batismo, casamento e óbito, incluído também neste corpus documental o primeiro Livro de Tombo da igreja matriz e o testamento de Dona Catharina Peralta Rangel. Documentos estes que foram tratados e analisados a luz da História social. Por fim, concluímos que a presença do clero secular, da igreja matriz e suas capelas, assistindo religiosamente os colonos que participavam ativamente da vida cotidiana daquele espaço, dava a paróquia o real sentido de sua existência.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)