A construção da Paróquia

Espaço e participação na capitania do Rio Grande do Norte

Autores/as

  • Thiago do Nascimento Torres de Paula UFRN

Palabras clave:

Igreja, Paróquia, Colono, Participação

Resumen

O objetivo deste texto é discutir como se configurou o espaço de uma paróquia no período colonial. Dessa maneira selecionamos a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, que correspondia no século XVIII a cidade do Natal e regiões vizinhas. Para isso, fizemos o uso das seguintes fontes: os Assentos de batismo, casamento e óbito, incluído também neste corpus documental o primeiro Livro de Tombo da igreja matriz e o testamento de Dona Catharina Peralta Rangel. Documentos estes que foram tratados e analisados a luz da História social. Por fim, concluímos que a presença do clero secular, da igreja matriz e suas capelas, assistindo religiosamente os colonos que participavam ativamente da vida cotidiana daquele espaço, dava a paróquia o real sentido de sua existência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago do Nascimento Torres de Paula, UFRN

Graduado em História pela UFRN, mestre em História pela mesma universidade, professor da Rede Estadual do Rio Grande do Norte e Municipal de Ensino de Tibau do Sul.

Archivos adicionales

Publicado

09-06-2010

Cómo citar

DE PAULA, T. do N. T. A construção da Paróquia: Espaço e participação na capitania do Rio Grande do Norte. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 3, n. 02, p. 01–26, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17656. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a