As intervenções estatais na Educação Escolar Indígena
da colonização a política pública, uma análise bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n01ID20447Palavras-chave:
Educação escolar indígena, política pública, ação estatal, populações indígenasResumo
O presente artigo busca analisar a bibliografia sobre os processos de construção de intervenções estatais acerca da educação para as populações indígenas no território, hoje, chamado Brasil. Através da análise bibliográfica da história, começando com as missões jesuíticas que foram os primeiros responsáveis pela educação para as populações indígenas, depois com a Proclamação da República. A manutenção da educação tem como órgão responsável pela constituição e uniformização de uma política de estado o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), o qual mantinha uma educação baseada nos ideais positivistas e evolucionistas. Em 1967, é fundada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o então órgão oficial responsável em auxiliar na construção da Educação Escolar das populações indígenas.
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