A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN

Autores

  • Allyson Iquesac de Brito UFRN
  • Eduardo Permínio Leite UFRN, Ceres

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334

Palavras-chave:

Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID.

Resumo

O presente artigo surgiu a partir de uma intervenção realizada nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA), localizado em Caicó-RN, pelo programa PIBID - História, abordando o tema do surgimento da supracitada cidade sertaneja. A pretensão foi possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a importância de pontos históricos da cidade, tais como: O Poço de Sant´Ana; a Casa de pedra; a Igreja do Rosário; e o Açude Itans. Através da aula de campo, como metodologia, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar o conceito de memória como um espaço de narrativa mítica, arquitetural; com o sincretismo de práticas religiosas católicas e afro-brasileiras e, por fim, uma memória paisagística. Por meio do embasamento teórico, a Educação Patrimonial revela a sua importância para o desenvolvimento intelectual dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITES, Olga; PEREIRA, Mirna B. Oficina de História: Ensino, Memória e Patrimônio Histórico. Projeto História (Online), v. 40, p. 333-356, 2010.

DE BARROS, Carlos Henrique Farias. Ensino de História, memória e história local. Criar Educação, v. 2, n. 2, 2013.

FERNANDES, C. A. Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.

GONÇALVES, C. C.; ZARBATO, J. A. M. PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRIA E MEMÓRIA: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. In: VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistoria Regional e XX Semana de História, 2015, Maringá-PR. Anais 2015, 2015.

MACÊDO, Muirakytan K. de Macêdo. Educação pela cidade – aprendendo com o patrimônio e a memória urbana. In: VIANA, Hélder do Nascimento; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da e ARRAIS, Raimundo Pereira Alencar (Org.). Cidade e Diversidade: itinerários para a produção de materiais didáticos em História. Natal: EDUFRN, 2012.

MACÊDO, Muirakytan K. de; COSTA, Artur Rodrigues da. (org.). Caicó vai pintar por aí. Caicó: Edição dos autores, 2013.

PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de história com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Cadernos do CEOM (Unochapecó), v. 31, p. 145-155, 2009.

Downloads

Publicado

14-04-2022

Como Citar

DE BRITO, A. I.; LEITE, E. P. A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 224–233, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26334. Acesso em: 10 ago. 2022.