UMA POSSÍVEL FORMA DE VALORIZAÇÃO LOCAL:

a Educação Patrimonial para as comunidades do entorno do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter-MA

Autores

  • Maykon Albuquerque Lacerda Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria do Amparo Moura Alencar Rocha Universidade do Vale dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID27638

Palavras-chave:

Lajeiro do Escrivão, Educação Patrimonial, Referência Cultural

Resumo

Este artigo visa sugerir uma possível forma de valorização da área geográfica que compreende o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, no município de São João do Sóter-MA, a fim de se atribuir uma maior visibilidade sobre a potência patrimonial da Região dos Cocais que a compõe. Dessa forma, enseja-se uma educação patrimonial sotense em prol de instrumentalizar o conjunto de moradores rurais, pais, alunos e professores que residem no entorno do sítio, mediante sua dimensão patrimonial material e educativa existente, atrelado tanto à sua formação histórica, quanto à apropriação do local, como referência cultural e lugar de memórias.

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Biografia do Autor

Maykon Albuquerque Lacerda, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0842195663985561. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0895-0823. Endereço de e-mail: maykonalbuquerquelacerda@gmail.com

Maria do Amparo Moura Alencar Rocha, Universidade do Vale dos Sinos

Doutoranda em História pela Universidade Do Vale dos Sinos- UNISINOS. Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Desde de 2004 integra o grupo de pesquisa Nova Cartografia Social da Amazônia - GESEA. Membro do comitê Editorial da Revista Latino-americana de História - RLAH. Coordena Grupo de Pesquisa de Leitura e Transcrição dos documentos do séculos XIX e XX, no Memorial da Balaiada. Principais área de interesse, História, Patrimônio cultural, Moda, Religiosidade, Cultura, Memória, Identidade e Grupos tradicionais.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

ALBUQUERQUE LACERDA, M.; DO AMPARO MOURA ALENCAR ROCHA, M. UMA POSSÍVEL FORMA DE VALORIZAÇÃO LOCAL:: a Educação Patrimonial para as comunidades do entorno do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter-MA. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 15–35, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n2ID27638. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/27638. Acesso em: 14 nov. 2024.