UMA POSSÍVEL FORMA DE VALORIZAÇÃO LOCAL:

a Educação Patrimonial para as comunidades do entorno do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter-MA

Autores/as

  • Maykon Albuquerque Lacerda Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria do Amparo Moura Alencar Rocha Universidade do Vale dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID27638

Palabras clave:

Lajeiro do Escrivão, Educação Patrimonial, Referência Cultural

Resumen

Este artigo visa sugerir uma possível forma de valorização da área geográfica que compreende o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, no município de São João do Sóter-MA, a fim de se atribuir uma maior visibilidade sobre a potência patrimonial da Região dos Cocais que a compõe. Dessa forma, enseja-se uma educação patrimonial sotense em prol de instrumentalizar o conjunto de moradores rurais, pais, alunos e professores que residem no entorno do sítio, mediante sua dimensão patrimonial material e educativa existente, atrelado tanto à sua formação histórica, quanto à apropriação do local, como referência cultural e lugar de memórias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maykon Albuquerque Lacerda, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0842195663985561. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0895-0823. Endereço de e-mail: maykonalbuquerquelacerda@gmail.com

Maria do Amparo Moura Alencar Rocha, Universidade do Vale dos Sinos

Doutoranda em História pela Universidade Do Vale dos Sinos- UNISINOS. Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Desde de 2004 integra o grupo de pesquisa Nova Cartografia Social da Amazônia - GESEA. Membro do comitê Editorial da Revista Latino-americana de História - RLAH. Coordena Grupo de Pesquisa de Leitura e Transcrição dos documentos do séculos XIX e XX, no Memorial da Balaiada. Principais área de interesse, História, Patrimônio cultural, Moda, Religiosidade, Cultura, Memória, Identidade e Grupos tradicionais.

Citas

ANDRADE, Mário de. Rodrigo e o Sphan: coletânea de textos sobre o patrimônio cultural. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura; Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988.

BARBOSA, Caio. Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão. Blog sincotur-sjs. São João do Sóter, fev. 2018. Disponível em: http://sincotur-sjs.blogspot.com/2018/02/sitio-arqueologico-lajeiro-do-escrivao.html. Acesso em: 21 jun. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 19 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Cultura. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação patrimonial. [s.d.]. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343/. Acesso em: 07 mar. 2020.

BRASIL. Lei Ordinária nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Diário Oficial Estados Unidos do Brasil, Rio de Janeiro, DF, n. 12, p. 1.210-1.220, 15 jan. 1937. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 07 mar. 2020.

CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. In: Cadernos de Sociomuseologia. Centro de Estudos de Sociomuseologia, n. 13, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1998.

COUTINHO, Milson. Caxias das Aldeias Altas: subsídios para a história. 2ª. ed. São Luís: Prefeitura Municipal de Caxias, 2005.

DESVALLÉES, A.; MAIRESSE, F. Conceitos-chave de Museologia. Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Sec. de Estado da Cultura, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-joao-do-soter/panorama. 2017. Acesso em: 21 jun. 2021.

IBGE. Cidades. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-joao-do-soter/historico. Acesso em: 21 jun. 2021.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Museu Imperial, 1999.

MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; VIANA, Iamara da Silva. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: diálogos. Revista Encontros, Rio de Janeiro, vol. 11, n. 20, p. 49-62, 1º semestre de 2013. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/article/view/327/268. Acesso em: 19 jun. 2021.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História (Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História/Departamento de História, PUC-SP), São Paulo, v.10, p.7-28, 1993.

POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

POLOT. Museu e Museologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

PRADO JUNIOR, Caio. A questão agrária no Brasil. 5ª ed. São Paulo: Brasileiro, 2000.

SANTOS, Maria C. T. M. Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN/DEMU, 2008. (Coleção Museu, Memória e Cidadania, 4).

SILVA. Denis. Instituto Federal do Maranhão discute projetos voltados ao Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão. Blog noticializando. Caxias, 22 out. 2018. Disponível em: https://noticializando2018.wordpress.com/2018/10/22/instituto-federal-do-maranhao-discute-projetos-voltados-ao-sitio-arqueologico-lajeiro-do-escrivao/Acesso em: 21 jun. 2021.

SILVA, Luzineide Régis da. Capturando falas, (Re)compondo Memórias: o processo de emancipação política de São João do Sóter -MA entre as décadas de 1980 a 2000.66 f. (Monografia) – História, Universidade Estadual do Maranhão, 2015.

VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato. 2ª ed. São Paulo: DIFIL, 1979.

VIEIRA, Guilherme Lopes. O museu como lugar de memória: o conceito em uma perspectiva histórica. Mosaico, São Paulo, vol. 8, nº 12, 2017, p. 140-162.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

31-12-2022

Cómo citar

ALBUQUERQUE LACERDA, M.; DO AMPARO MOURA ALENCAR ROCHA, M. UMA POSSÍVEL FORMA DE VALORIZAÇÃO LOCAL:: a Educação Patrimonial para as comunidades do entorno do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter-MA. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 15–35, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n2ID27638. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/27638. Acesso em: 21 nov. 2024.