UMA POSSÍVEL FORMA DE VALORIZAÇÃO LOCAL:

a Educação Patrimonial para as comunidades do entorno do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter-MA

Autores

  • Maykon Albuquerque Lacerda Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria do Amparo Moura Alencar Rocha Universidade do Vale dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID27638

Palavras-chave:

Lajeiro do Escrivão, Educação Patrimonial, Referência Cultural

Resumo

Este artigo visa sugerir uma possível forma de valorização da área geográfica que compreende o Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão, no município de São João do Sóter-MA, a fim de se atribuir uma maior visibilidade sobre a potência patrimonial da Região dos Cocais que a compõe. Dessa forma, enseja-se uma educação patrimonial sotense em prol de instrumentalizar o conjunto de moradores rurais, pais, alunos e professores que residem no entorno do sítio, mediante sua dimensão patrimonial material e educativa existente, atrelado tanto à sua formação histórica, quanto à apropriação do local, como referência cultural e lugar de memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maykon Albuquerque Lacerda, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEAFRICA). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0842195663985561. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0895-0823. Endereço de e-mail: maykonalbuquerquelacerda@gmail.com

Maria do Amparo Moura Alencar Rocha, Universidade do Vale dos Sinos

Doutoranda em História pela Universidade Do Vale dos Sinos- UNISINOS. Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Desde de 2004 integra o grupo de pesquisa Nova Cartografia Social da Amazônia - GESEA. Membro do comitê Editorial da Revista Latino-americana de História - RLAH. Coordena Grupo de Pesquisa de Leitura e Transcrição dos documentos do séculos XIX e XX, no Memorial da Balaiada. Principais área de interesse, História, Patrimônio cultural, Moda, Religiosidade, Cultura, Memória, Identidade e Grupos tradicionais.

Referências

ANDRADE, Mário de. Rodrigo e o Sphan: coletânea de textos sobre o patrimônio cultural. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura; Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988.

BARBOSA, Caio. Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão. Blog sincotur-sjs. São João do Sóter, fev. 2018. Disponível em: http://sincotur-sjs.blogspot.com/2018/02/sitio-arqueologico-lajeiro-do-escrivao.html. Acesso em: 21 jun. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 19 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Cultura. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação patrimonial. [s.d.]. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343/. Acesso em: 07 mar. 2020.

BRASIL. Lei Ordinária nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Diário Oficial Estados Unidos do Brasil, Rio de Janeiro, DF, n. 12, p. 1.210-1.220, 15 jan. 1937. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 07 mar. 2020.

CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. In: Cadernos de Sociomuseologia. Centro de Estudos de Sociomuseologia, n. 13, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1998.

COUTINHO, Milson. Caxias das Aldeias Altas: subsídios para a história. 2ª. ed. São Luís: Prefeitura Municipal de Caxias, 2005.

DESVALLÉES, A.; MAIRESSE, F. Conceitos-chave de Museologia. Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Sec. de Estado da Cultura, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-joao-do-soter/panorama. 2017. Acesso em: 21 jun. 2021.

IBGE. Cidades. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-joao-do-soter/historico. Acesso em: 21 jun. 2021.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Museu Imperial, 1999.

MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; VIANA, Iamara da Silva. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: diálogos. Revista Encontros, Rio de Janeiro, vol. 11, n. 20, p. 49-62, 1º semestre de 2013. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/article/view/327/268. Acesso em: 19 jun. 2021.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História (Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História/Departamento de História, PUC-SP), São Paulo, v.10, p.7-28, 1993.

POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

POLOT. Museu e Museologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

PRADO JUNIOR, Caio. A questão agrária no Brasil. 5ª ed. São Paulo: Brasileiro, 2000.

SANTOS, Maria C. T. M. Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN/DEMU, 2008. (Coleção Museu, Memória e Cidadania, 4).

SILVA. Denis. Instituto Federal do Maranhão discute projetos voltados ao Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão. Blog noticializando. Caxias, 22 out. 2018. Disponível em: https://noticializando2018.wordpress.com/2018/10/22/instituto-federal-do-maranhao-discute-projetos-voltados-ao-sitio-arqueologico-lajeiro-do-escrivao/Acesso em: 21 jun. 2021.

SILVA, Luzineide Régis da. Capturando falas, (Re)compondo Memórias: o processo de emancipação política de São João do Sóter -MA entre as décadas de 1980 a 2000.66 f. (Monografia) – História, Universidade Estadual do Maranhão, 2015.

VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato. 2ª ed. São Paulo: DIFIL, 1979.

VIEIRA, Guilherme Lopes. O museu como lugar de memória: o conceito em uma perspectiva histórica. Mosaico, São Paulo, vol. 8, nº 12, 2017, p. 140-162.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

ALBUQUERQUE LACERDA, M.; DO AMPARO MOURA ALENCAR ROCHA, M. UMA POSSÍVEL FORMA DE VALORIZAÇÃO LOCAL:: a Educação Patrimonial para as comunidades do entorno do Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão em São João do Sóter-MA. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 15–35, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n2ID27638. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/27638. Acesso em: 21 nov. 2024.