A vida fora do espaço de trabalho
os operários e a cidade de Manaus nos anos iniciais do século XX
Palabras clave:
Operário, cotidiano, cidadeResumen
O presente artigo tem por finalidade discutir as questões que perpassam a vida operária fora do ambiente de trabalho. Por meio dos jornais operários, diários e documentos oficiais (Relatórios dos médicos sanitaristas, mensagens dos governadores ao parlamento e outros) foi possível vislumbrar elementos fundamentais do universo operário como vestuário, transporte, lazer, remuneração, gastos com alimentação, moradia e saúde. Foi possível observar também, a partir das questões mencionadas, a relação destes operários com o espaço urbano manauara.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)