Xucuru-Kariri
mobilidades espaciais indígenas em Alagoas na segunda metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2019v15n02ID19605Palabras clave:
Esbulho, Migração circular, Trabalho, RetornoResumen
Neste artigo, buscamos estabelecer diálogos entre documentos escritos, memórias dos índios Xukuru-Kariri (habitantes em Palmeira dos Índios, Semiárido de Alagoas) e os registros históricos que evidenciaram as mobilidades desse povo indígena para trabalhos sazonais, em razão do esbulho territorial e expansão agropecuária na região. Discutimos os percursos até as cidades de destino e os retornos para as aldeias Xukuru-Kariri. Além de entrevistas com indígenas migrantes, realizamos pesquisa documental nos acervos do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas e do Museu do Índio/Rio de Janeiro. Como referencial teórico, nos embasamos em: Silva Júnior (2013); Silva (2014); e Oliveira (1999; 2011) para discutir as migrações indígenas em atividades sazonais durante a segunda metade do século XX.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)