“Pensar pela pena que desliza, falar pela boca que se fecha”
Emília Dantas Ribas como a primeira romancista dos Campos Gerais (Paraná, 1949)
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2018v13n01ID17594Mots-clés :
Emília Dantas Ribas, Espaço, Literatura e Gênero, Escritoras, ParanáRésumé
Na articulação entre História, Literatura e Estudos de Gênero, este artigo propõe uma reflexão sobre a trajetória e parte da obra escrita de Emília Dantas Ribas (1907-1978), que atuou como professora, oradora de rádio e escritora entre as cidades de Ponta Grossa e de Curitiba, no Paraná. A publicação do romance “A Primavera Voltará” (1949), de sua autoria, possibilitou que ela fosse (re)conhecida em sua época como a primeira romancista da região dos Campos Gerais. À luz das condições históricas da sua inserção social e do próprio processo de “fazer-se escritora” em torno da produção desse espaço, compreendemos a escrita ficcional de Emília como um locus para pensar relações de poder, anseios, estratégias e agências partilhadas por mulheres de elite no país dos anos 1940 e 1950.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)