O índio na Escola do Imperador:
retomada de terreno por indivíduos que foram expulsos de seus espaços originais.
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n01ID20448Mots-clés :
Colégio Pedro II, Descolonização, Indígenas, ReetinizaçãoRésumé
O artigo busca valorizar a prática pedagógica existente no Colégio Pedro II, instituição pública federal de educação localizado na cidade do Rio de Janeiro. O texto se inicia justificando a importância de descolonizar o currículo, de forma a desestabilizar o paradigma educacional imposto hoje. Em seguida, discute-se o porquê do aumento da comunidade indígena na instituição e como a conquista deste espaço serve de inspiração para a elaboração de práticas pedagógicas libertadoras e contra-hegemônicas.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)